Blog Widget by LinkWithin

2011-02-19

Impressão Digital - António Gedeão




Os meus olhos são uns olhos,
e é com esses olhos uns
que eu vejo no mundo escolhos,
onde outros, com outros olhos,
não vêem escolhos nenhuns.

Quem diz escolhos, diz flores.
De tudo o mesmo se diz.
Onde uns vêem luto e dores
uns outros descobrem cores
do mais formoso matiz.

Pelas ruas e estradas
onde passa tanta gente,
uns vêem pedras pisadas,
mas outros, gnomos e fadas
num halo resplandecente.

Inútil seguir vizinhos,
querer ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos.
Onde Sancho vê moinhos
D.Quixote vê gigantes.

Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.


António Gedeão (pseudónimo de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, n. em Lisboa a 24 Nov 1906; m. 19 Fev 1997)

Ler do mesmo autor:
Poema do Amor
Poema das Coisas Belas
Poema das Coisas
Poema do Gato
A um ti que eu inventei
Tempo de Poesia
Tudo é foi
Lição sobre a água
Poema da auto-estrada
Rosa branca ao peito
Pedra filosofal
Lágrima de preta
Minha Aldeia


1 comments:








tulipa

disse...

Palavras de António Gedeão.
Mais um belo poema, escolhido por ti.
Obrigado pela partilha.

Convido-te a visitar os meus blogues; num deles verás como é bom sonhar e no outro verás o meu recolhimento.
Fotos minhas, as do recolhimento, num lugar simples, mas muito zen, com paz e silêncio, no meio do Alentejo.

O recolhimento deve-se ao vazio a que a minha vida chegou...
Um pouco como a vida de muitas outras pessoas, que é um vazio imenso, só que cada qual ocupa o vazio de formas bem diferentes.
Mas, nestas idades, é o mais normal, o vazio da vida das pessoas; os filhos cresceram e foram fazer a sua vida e nós, Mães ficamos sós...

Alguém escreveu:
nós mulheres, fomos educadas para doar, dividir, servir, ajudar, sustentar.
SIM, mas já passou o meu tempo de doar, dividir, servir, ajudar...
Ainda o faço com os meus netos, mas eles são dos pais e eu fico com os restos que sobram, para mim...muito pouco ou nada...

Nem sempre formar uma família e vê-la crescer, nos dá muito orgulho...
Emociona e chora-se muitas lágrimas, acredita!

Fica bem.
Beijinhos.