Blog Widget by LinkWithin

2010-02-19

Poema do Gato - António Gedeão (no 13º. aniversário da morte do poeta)

imagem daqui

Quem há-de abrir a porta ao gato
quando eu morrer?

Sempre que pode
foge prà rua
cheira o passeio
e volta pra trás,
mas ao defrontar-se com a porta fechada
(pobre do gato!)
mia com raiva
desesperada.

Deixo-o sofrer
que o sofrimento tem sua paga, e ele bem sabe.
Quando abro a porta corre para mim
como acorre a mulher aos braços do amante.
Pego ao colo e acaricio-o
num gesto lento,
vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele olha-me e sorri, com os bigodes eróticos,
olhos semi-cerrados, em êxtase,
ronronando.

Repito a festa,vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele aperta as maxilas,
cerra os olhos,
abre as narinas, e rosna,
rosna deliquescente,abraça-me e adormece.

Eu não tenho gato, mas se o tivesse
quem lhe abriria a porta quando eu morresse?

in Obra Completa António Gedeão, Relógio D'Água

António Gedeão (pseudónimo de Rómulo Vasco da Gama de Carvalho n. em Lisboa a 24 de nivembro de 1906; m. 19 de fevereiro de 1997)

Ler do mesmo autor:
Poema do Amor
Poema das Coisas Belas
Poema das Coisas
A um ti que eu inventei
Tempo de Poesia
Tudo é foi
Lição sobre a água
Poema da auto-estrada
Rosa branca ao peito
Pedra filosofal
Lágrima de preta
Minha Aldeia


0 comments: