Blog Widget by LinkWithin

2009-11-30

SUSPENSE / ANSIEDADE - Fernando Pessoa (no 74º. aniversário da morte do poeta)

I dream, and strange dim powers
My shining sleep assist;
A sound as of coming showers
Creeps towards me, loudly hist;
And lo! all my forgotten hours
Lie round me like a mist.

The ghosts of my dead selves
Weave round me a false mesh;
My undreamed dreams, pale elves,
Are now part of my flesh;
And all l am my unselfing shelves
On dreams, out of my reach.

I touch impalpable things;
I am sunny with past days;
Remote sounds, like near wings,
Flank my blind spirit's ways;
And from the other side of the big hill rings
A bell that summons to praise.

But l am sick of dreaming,
Weary of being the same
Over desert spaces of seeming,
Unwilling player of a game
With life, far star but gleaming
On dead earths without name.

ANSIEDADE

Sonho, e estranhos poderes difusos
Ajudam ao meu sonho iluminado;
Um som como o de chuva iminente
Rasteja ao meu encontro, alto silvando;
E eis que todas as horas esquecidas
Me cercam como uma névoa envolvente.

Os fantasmas de meus perdidos eus
Tecem à minha volta falsa malha;
Vagos elfos, meus sonhos insonhados,
Fazem parte agora da minha carne;
E todo eu sou arquivos de sonhos
De não-ser, de mim distanciados.

Posso tocar as coisas impalpáveis,
Sinto-me ao sol de passados dias;
Sons remotos, como asas a voar;
Rodeiam os caminhos do espírito;
E do outro lado da grande colina
Um sino toca e chama p'ra rezar.

Mas eu estou cansado de sonhar,
Cansado de ser eu mesmo sempre
Sobre espaços desertos de parecer,
Jogador involuntário dum jogo
Com a vida, astro distante a brilhar
Em terras mortas, sem um nome ter.

Trad. Luísa Freire

in Fernando Pessoa - Poesia Inglesa (I), Assírio & Alvim

FERNANDO António Nogueira PESSOA nasceu a 13 de Junho de 1888 e faleceu em Lisboa a 30 de Novembro de 1935).

Mais poemas de Fernando Pessoa, neste blog:
Tabacaria
Liberdade
Não Quero Recordar Nem Conhecer-me (Ricardo Reis)
Intervalo - Bernardo Soares
O guardador de rebanhos - X (Alberto Caeiro)
O guardador de rebanhos - XXI (Alberto Caeiro)
O guardador de rebanhos - XXVIII (ALlberto Caeiro)
O Tejo é mais belo ...
Não sei se é sonho se é realidade
Odes - Ricardo Reis
Cruz na porta da tabacaria
Fragmentos do Livro do desassossego - Bernardo Soares
Afinal a melhor maneira de viajar é sentir...
Todas as cartas de amor são...
Se te queres matar ...
Dai-me rosas e lírios...
Sou vil, sou reles como toda a gente...
Não sei se é amor que tens
O que há em mim é sobretudo cansaço
Mar português
Ode marcial - h
Lycanthropy
Conselho
Para além da curva da estrada (Alberto Caeiro)
Sopra demais o vento
Poema da Canção sobre a Esperança
Soneto 1 de 35 sonetos (Poesia Inglesa) - em português
Sonnet 1 (from 35 Sonnets)


0 comments: