Blog Widget by LinkWithin

2011-12-11

Benfica tão perdulário arranca vitória a ferros na Madeira


Marítimo

0 - 1

Benfica


Cardoso uma questão de não ter ou ter

killer instinct

Depois da eliminação da Taça de Portugal o Benfica regressou aos Barreiros no Funchal pressionado pelos triunfos do Porto em Aveiro e do Sporting em casa frente ao Nacional.

Para além da ausência de Luisão (ainda lesionado) adicionou-se a de Gaitán lesionado no jogo da Champions, mas Jorge de Jesus apostou numa equipa ofensiva com Rodrigo pela esquerda e Bruno César pelo lado direito com Aimar no apoio a Cardozo.

A equipa do Marítimo sempre muito agressiva equilibrou os primeiros vinte minutos de jogo com Roberto de Sousa na marcação em cima a Aimar e com o organizador do jogo ofensivo a ter problemas em pegar no jogo. Durante este período verificou-se duas jogadas de perigo. Aos 13' Rodrigo a obliquar da direita para o centro rematou ao segundo poste mas ligeira,mente ao lado. Depois num lançamento longo para a esquerda o cruzamento foi desviado mas para uma zona perigosa aparecendo Olberdam a rematar ao lado.

Com o recuo de Aimar - trocando com Witsel - a equipa encarnada passou a controlar o jogo e a ameaçar o golo que foi sendo desperdiçado sucessivamente.

Numa tabelinha Aimar isolou-se e em vez de rematar pretendeu contornar Peçanha que não se deixou enganar. Depois aos 32' um lance digno dos apanhados: Cardozo com a baliza totalmente aberta e sem estorvos de qualquer espécie e de pé esquerdo falhou clamorosamente a baliza ao rematar ao lado, após assistência de Maxi Pereira, em lance sem qualquer explicação e de fazer perder a paciência a um santo.

Na parte final da primeira parte Jorge Sousa teve de ir ao bolso para um conjunto de advertências aos jogadores do Marítimo por agressividade nas faltas, depois da estreia ter sido para Javi Garcia por corte de um lance com o braço. Também Emerson e Rafael Miranda viram o cartão amarelo num lance pouco claro quando o Benfica desenvolvia lance ofensivo.

No início da segunda parte a estratégia do Marítimo sofreu um golpe duro com a expulsão de Olberdam ao ceifar junto da lateral Maxi Pereira em lance em que o médio local não foi capaz de se conter, uma vez que não seria caso para jogada de perigo.

Esta expulsão condicionou todo o resto do jogo com a equipa local a procurar queimar tempo de todfas as maneiras posíveis e o Benfica a atacar em massa chegando a estar simultaneamente em campo Aimar, Rodrigo, Cardozo e Saviola, com as substituições que Jesus operou tirando Witsel para a entrada de Saviola.

O Martítimo de quando em vez com lança,mentos longos para Sami lá ia dandoi problemas a Maxi Pereira mas o jogo tinha um sentido único apersar da pouca oibjectividade do Benfica na finalização. Objectividade mintroduzida por Nolito que substituiu Cardozo a dez minutos do fim o que permitiu ao Benfica explorar o lado direito da defesa do Marítimo. Um remate cruzado de primeira do espanhol obrigou Peçanha a defender para canto e aos 85' após uma jogada de insistência com cruzamento na direita de Maxi Pereira, cabeceamento de Jardel para defesa incompleta de Peçanha, novo remate de Nolito, a bola desvia num defesa do Marítimo, Cardozo - o improvável marcador depois do falhanço monumental da primeira parte - finalmente inaugurou o marcador.

Os últimos minutos foram de loucos com o Marítimo a apostar ainda na tentativa de empate e Ruben Amorim a entrar (substituindo Cardozo) para complicar com uma perda de bola comprometedora e o 0-2 desaproveitado em vários lances de contra-ataque.

O Benfica demonstrou estar forte em termos de solidez de jogo mas a demonstrar nesta fase da época uma performance concretizadora bastante fraca que a pode penalizar.

Foi um jogo difícil também para a equipa de arbitragem mas que teve comportamento correcto na expulsão de Olberdam. Os assistentes falharam na apreciação de dois foras de jogo com penalização do ataque encarnado. No golo do Benfica não há fora de jogo.


Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
MARÍTIMO: Peçanha, Ruben Ferreira (Igor Rossi 71'), Roberge, João Guilherme, Briguel, Rafael Miranda, Roberto de Sousa, Olberdam, Héldon (Danilo Dias 78'), Sami, Baba (Fidelis 80').

BENFICA: Artur Moraes, Emerson, Garay, Jardel, Maxi Pereira, Witsel (Saviola 67'), Bruno César, Aimar, Javi García, Rodrigo (Nolito 81'), Cardozo (Rúben Amorim 88').

Golos: 0-1 Cardozo 85'
Disciplina: 29' Cartão Amarelo para Javi García (Benfica), por jogar a bola com a mão.
39' Cartão Amarelo para Roberto de Sousa (Marítimo), por falta sobre Javi García.
41' Cartão Amarelo para Emerson (Benfica) e para Rafael Miranda (Marítimo).
42' Cartão Amarelo para Olberdam (Marítimo), por falta sobre Aimar.
50' Cartão Amarelo para Baba (Marítimo), por protestos.
50' Cartão Amarelo para Aimar (Benfica), por falta sobre Héldon.
63' Cartão Amarelo para Maxi Pereira (Benfica), por falta sobre Sami.


0 comments: