Blog Widget by LinkWithin

2011-03-02

Benfica obtém 18ª vitória consecutiva e está na final da Taça da Liga

Sporting logoBenfica logo

Benfica

2-1

Sporting


Golo da vitória novamente no último minuto...

Antes do jogo João Pereira dizia que era jogo de vida ou de morte, Couceiro no comando da equipa pela primeira vez. Jorge de Jesus reconhecia que iria ser um jogo mais difícil do que o de Alvalade.

Sporting a apresentar um 4-2-3-1, com André Santos (aniversariante) e Zapater. No Benfica, Jesus praticamente não fez mudanças, Gaitán esteve disponível para o onze, Carlos Martins em vez de Aimar a titular e de resto o pessoal do costume.

O Sporting entrou desinibido a fazer muita pressão a meio-campo e a mostrar desde o principio que iria ser adversário difícil. Após os primeiros dez minutos o Benfica equilibrou e dispôs mesmo da primeira oportunidade de golo aos 14' com um cruzamento/remate da esquerda de Gaitan alto de mais para a emenda de cabeça de Cardozo, sobrando a bola para Salvio na direita que não conseguiu finalizar.

No minuto anterior o Sporting teve de fazer a primeira substituição por lesão de Carriço entrando Polga. Também o Benfica que substituíra Carlos Martins por Aimar (aos 66') viu-se na necessidade de substituir o substituto entrando Felipe Menezes (aos 77'). Já que estamos a falar em substituições forçadas vamos arrumar o tema: aos 85' Abel entrou para substituir João Pereira também impedido por motivos físicos (caimbras).

Mas retomemos a cronologia. Jorge de Sousa receoso quanto ao controlo do jogo teve critério curto nos amarelos e aí o Benfica não precisou de muito tempo para ter grande vantagem de que não viria a ter partido decisivamente no decurso do jogo. Aos 37' de jogo quando Maxi Pereira viu o cartão amarelo o score nesta temática era de 4-1 porque no Sporting já Torsiglieri (27'), por impedir a marcação rápida de uma falta por Carlos Martins, João Pereira no minuto seguinte, por falta sobre Coentrão, Postiga por palavras ao árbitro em protesto (31') e Polga, por fazer penalty agarrando pelo pescoço Javi Garcia, levava um avanço de quatro amarelos...

Mas vamos ao primeiro golo e que pertenceu ao Sporting! Um livre marcado por Matias Fernández ainda longe da baliza com cruzamento para a área e Postiga de cabeça a ganhar a Roberto que saiu mal a inaugurar o marcador.

Já falámos no penalty favorável ao Benfica ao minuto 33. Cardozo mais uma vez desperdiçou. Desta vez rematou até com força mas Patrício adivinhou e defendeu para canto. O desespero dos adeptos encarnados não demorou muito porque do pontapé de canto marcado por Carlos Martins da direita do ataque do Benfica resultpu o golo do empate de cabeça por ...Cardozo! Pronto.. estás perdoado.

Na segunda parte os amarelos equilibraram-se porque os jogadores do Benfica andaram a querer penalties inexistentes (Sálvio 58', Fábio Coentrão 90'), mas o jogo foi mais desequilibrado favoravelmente para o Benfica ainda que sem grandes motivos para nota artística. Couceiro fez a segunda substituição com Valdés a substituir Vukcevic aos 63'. Logo a seguir Ruio Partrício ia dando umas abébias... com a bola «no chão para pontapear ...demorou... Cardozo foi-se aproximando e na reposição a bola bate na perna de Cardozo em oposição passando por cima da barra...

Jesus respondeu com uma dupla substituição aos 66' entrando Aimnar (que poucos minutos após era forçado a sair por lesão muscular) e Jara para o lugar de Gaitán com exibição fraca.

No último quarto de hora era evidente a falta de frescura física das equipas mas o Benfica procurou mais a vitória, ainda que sem estar totalmente descansado na defesa. Os últimos minutos foram emocionantes. Aos 82' Cardozo atira de cabeça à barra quando tinha tudo para fazer o golo; aos 87' Coentrão isola-se pela meia esquerda mas remata à figura de Rui Patrício. Aos 88' Jara da meia-esquerda tira um cruzamento-remate que sai ligeiramente ao lado. Depois foi a chance que poderia ter sido decisiva para o Sporting: em jogada de Valdez, Matías Fernandez em excelente posição não conseguiu bater Roberto.

Depois já com os adeptos a prepararem-se para os penalties de desempate o Benfica marcou o golo do triunfo aos 90+2'. Cardozo domina mal uma bola que sobra para Javi Garcia em posição legal, mas isolado, bateu o desamparado Rui Patrício.

Um triunfo merecido do Benfica (ainda que sem nota artística) mas uma réplica superior ao que se esperaria do Sporting que, através do lance de Matias Fernández poderia ter vencido.

A arbitragem decidiu bem em todos os lances de maior polémica ainda que disciplinarmente, como se disse, tenha sido exigente.

O outro finalista sai do jogo entre o Nacional e o Paços de Ferreira que se disputa amanhã no Funchal.

Meia-final da Taça da Liga (Bwin Cup)
Estádio da Luz:
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

BENFICA: Roberto, Sidnei, Maxi Pereira, Fábio Coentrão, Luisão, Salvio, Gaitán (Jara 66'), Javi García, Carlos Martins (Pablo Aimar 63', depois ainda Felipe Menezes aos 77') Saviola e Cardozo.

SPORTING: Rui Patrício, Torsiglieri, Daniel Carriço (Polga 13'), Evaldo, João Pereira (Abel 90'), Zapater, Matías Fernández, André Santos, Vukcevic (Valdés 63') Yannick e Hélder Postiga.

Golos: 0-1 Hélder Postiga 21'; 1-1 Cardozo 34'; 2-1 Javi Garcia


1 comments:








Miguel

disse...

Parabéns pela vitória ...

O Benfica acreditou que poderia ganhar o jogo ...!

Boa reacção do Sporting na era Couceiro ...!

Um Abraço da M&M & Cª!


PS: Boa sorte para Braga