Blog Widget by LinkWithin

2011-01-16

Liga Zon Sagres: Benfica ganha em Coimbra com má exibição e péssima arbitragem

Académica logoBenfica logo
Académica

0-1

Benfica



Mais de uma hora contra dez e acabar com o credo na boca...

Esperava-se um jogo difícil mas com o Benfica a melhorar em termos de produção de jogo a equipa encarnada partia como favorita para devolver a derrota caseira da primeira jornada.

A equipa do Benfica até começou bem o jogo remetendo a equipa de Coimbra para o meio-campo defensivo, fez 1-0 num lance irregular aos 19' , teve hipóteses para o 2-0, viu a equipa da Académica ficar com dez (expulsão de ) e depois praticamente acomodou-se tendo corrido riscos muito sérios de dizer adeus definitivamente ao campeonato.

Mas vamos com calma; aos 19' na marcação de um livre Cardozo disparou fortíssimo, a bola desviou em Saviola e entrou na baliza. Protestaram os estudantes que foi com o braço mas mais importante do que isso Saviola estava já por trás da defesa estudantil quando Cardozo marcou o livre, logo em posição de off-side. Golo irregular.

Os encarnados mantiveram a boa disposição ofensiva e Coentrão ofereceu o segundo golo mas Cardozo primeiro chega tarde e Salvio depois desperdiça.

A Académica procurava alguns lançamentos para a velocidade de Songou pela direita mas foi pela esquerda que teve a sua melhor (única) oportunidade da primeira parte.
Miguel Fidalgo foi isolado por Diogo Valente, entrou na área e rematou em jeito, mas Roberto fez a mancha e evitou o empate.

Aos 35' Coentrão procura passar pelo meio de dois adversários estatelou-se e o árbitro mostrou cartão amarelo mas o jogador do Benfica foi tocado ao nível do joelho e deveria ter sido penalty.

Poucos minutos volvidos a Académica ficou com dez por expulsão de Pape Sow. Cortou a bola de cabeça e projectou uma perna atingindo Cardozo considerando o árbitro que houve agressão, o que parece ter sido demasiado exigente.

O que é certo é que a equipa encarnada passou a desafinar. O treinador da Académica fez sair Miguel Fidalgo repondo a defesa com a entrada de Luís Nunes e não se descontrolou. Carlos Martins a um minuto do intervalo poderia ter acabado com o jogo mas em frente a Peiser quis fazer o chapéu que saiu muito por cima.

Na segunda o Benfica fez um jogo muito pobre. A equipa da Académica juntou-se no meio campo defensivo mas aproveitou o avanço no tempo de jogo para ameaçar o Benfica. Aimar substituiu Carlos Martins mas o argentino entrou mal no jogo.
Entre o minuto 67 e 68 a Académica dispôs de duas flagrantes oportunidades de golo. Primeiro foi Songou que aproveitou uma queda de David Luiz para ficar isolado pela direita e fez o passe para Diogo Valente só encostar com a baliza aberta mas este falhou. A segunda foi um remate de Bischoff ao poste pervcortrendo a bola toda a área de baliza para sair pelo outro lado. Jesus abria os braços pela sua equipa abúlica e sem chama.

De um pontapé de canto Luisão respondeu atirando ao poste. E noutro lance aos 76' Bishoff parecia um guarda-redes ao defender para canto um cruzamento de Salvio, sem que o assistente (pelo menos este) desse sinal de penalty.

A Académica já sem nada a perder substituiu os dois homens da frente (Diogo Valente e Songou) por outros frescos (Laionel e Junior Paraíba) e nos últimos dez minutos o que se viu foi o Benfica a defender a passar tempo e a tentar conservar um triunfo tangencial o que conseguiu a custo.

Coentrão ainda viu o segundo amarelo no jogo o que fez com as equipas acabassem ambas com dez.

Um triunfo que vale três pontos mas que deixa os adeptos encarnados desiludidos quanto à consistência da melhoria da produção de jogo que vinha revelando ultimamente.

Quanto à arbitragem os lances já referidos seriam mais do que suficientes para classificar como muito má a arbitragem mas na verdade, ainda houve outros lances de desacerto (como uma falta sobre Jara num contra-ataque, que deixou passar em branco) e este Elmano Santos não tem mesmo jeitinho nenhum para ser árbitro.

Estádio Municipal de Coimbra
16ª Jornada das Liga Zon Sagres
Árbitro: Elmano Santos
Académica: Peiser, Berger, Pedrinho, Habib e Hélder Cabral, Diogo Melo,
Diogo Gomes e Bischoff; Songou (Júnior Paraíba 81'), Miguel Fidalgo (Luiz Nunes 39') e Diogo Valente (Laionel 78').

Benfica: Roberto, Ruben Amorim (Maxi Pereira 87'), Luisão, David Luíz e Fábio Coentrão; Airton, Salvio,
Carlos Martins (Aimar 66')e Gaitán, Cardozo e Saviola (Jara 81')

Golos: Cardozo 19'
Disciplina: 17'Cartão Amarelo para Bischoff (Académica).
19'Cartão Amarelo para Hélder Cabral (Académica).
29'Cartão Amarelo para David Luiz (Benfica).
35'Cartão Amarelo para Fábio Coentrão (Benfica). O árbitro entende que o defesa esquerdo se atirou para o chão dentro da área.
36'Cartão Vermelho para Pape Sow (Académica).
90+1' Segundo cartão Amarelo e respectivo Vermelho para Fábio Coentrão (Benfica).


0 comments: