Blog Widget by LinkWithin

2009-08-31

Braga no comando e grandes ganharam todos pela primeira vez

Resultados da Terceira Jornada
29 Ago 19:15
Paços de Ferreira
1-1
Vitória de Guimarães
29 Ago 21:15
Naval 1º. de Maio
1-3FC Porto
30 Ago 17:00
Leixões0-0Rio Ave
30 Ago 17:00
União de Leiria
0-0Marítimo
30 Ago 18:00
Braga3-1Belenenses
30 Ago 20:15
Académica0-2Sporting
31 Ago 19:00Nacional1-1Olhanense
31 Ago 20:15
Benfica8-1Vitória de Setúbal

Num campeonato em que os empates vão prevalecendo esta terceira jornada teve este resultado em 50% dos jogos. Saude-se ao menos os golos, sendo a jornada das três disputadas a mais profícua, com 25 contribuindo (só) o jogo da Luz com nove.

Por falar em empates Paços de Ferreira em casa (no arranque da jornada em casa frente ao Vitória de Guimarães), Olhanense já hoje (fora na Madeira com o Nacional) e União de Leiria (em casa frente ao Marítimo) coleccionaram o terceiro empate em três jogos! Nem que para isso a equipa de Olhão tivesse que se estrear a marcar (e a sofrer naturalmente) um golo.

Em estreia esteve o Sporting a ganhar (depois de um empate e uma derrota) ao vencer em Coimbra a Académica por 2-0 com Liedson a desbloquear o score. Mal Jorge de Sousa em termos disciplinares ao deixar em campo Pedro Silva para depois expulsar Miguel Pedro.

O Braga colecciona vitórias e obteve a terceira em tantos jogos, comandando isolado a classificação. Também aqui houve o dedo ou melhor o apito do árbitro (João Ferreira) que aqui ao contrário do jogo da jornada passada no Dragão não teve um assistente a emendar o que ele não soube ver e que daria um penalty favorável ao Belenenses, que poderia dar o 2-2 perto do fim do jogo. Os bracarense viriam ainda a aumentar o score. Destaque para dois golos do ex-leão Hugo Viana.

O Rio Ave conseguiu um excelente empate no Estádio do Mar e colecciona cinco pontos enquanto os leixonenses começaram este campeonato de modo muito diverso do da época passada.

O Porto (sem Hulk mas com Falcão) foi vencer à Figueira da Foz a Naval por 3-1. O resultado não teve emoção porque quando sofreu o 1-2 logo de imediato o Porto chegou ao 3-1.

O Benfica conseguiu hoje uma goleada que já não se usa e ao intervalo já ganhava por 5-0. Chegou aos 8-0 mas no tempo de compensação o Setúbal estreou-se a marcar no campeonato.

O campeonato agora interrompe-se (mal começou...) porque a selecção vai ter os jogos decisivos que a podem pôr fora do Mundial da África do Sul, se os jogadores não arregaçarem as mangas e derem corda aos sapatos (e tiverem sorte porque com a situação delicada em que estão...).

Voltará no fim de semana de 13 de Setembro com o Braga a deslocar-se à Madeira para um confronto difícil com o Marítimo enquanto o Benfica joga no Restelo com o Belenenses e o Porto recebe o Leixões.

Classificação
LugarClubePontosGolos
1.Braga 96-2
2.Benfica
710-2
2.Porto
7
7-2
4.Marítimo
5
2-1
4. Rio Ave
5
2-1
6.Sporting
4
4-3
6.Belenenses
4
3-3
8.Paços de Ferreira
3
2-2
8. União de Leiria
3
1-1
8.Olhanense
31-1
11.Leixões
20-1
11.Vitória de Guimarães
20-1
11.Nacional
22-5
14.Académica
1
1-4
14.Naval 1º. de Maio
1
1-5
14.Vitória de Setúbal
1
1-9


Quarta Jornada - fim de semana de 13/9

Vitória de Guimarães
-
Naval 1º. de Maio

Vitória de Setúbal
-União de Leiria

Sporting
-Paços de Ferreira

Olhanense
-Académica

FC Porto
-Leixões

Belenenses
-Benfica

Marítimo
-Braga

Rio Ave-Nacional

Read More...

Benfica: Turbilhão de golos que já não se usa... nem no futebol de praia

Vitória de Setúbal logoBenfica logo

Benfica

8-1

V. de Setúbal


São só 3 pontos é verdade... mas isto promete!

Velocidade, vontade, qualidade técnica, pressão sobre a bola e é verdade que este Setúbal é fraquinho... mas noutras ocasiões vimos dificuldades quase insuperáveis. O Benfica ao contrário do jogo com o Marítimo entrou para resolver cedo, o Setúbal só parava a enxurrada ofensiva com faltas e com a cedência de cantos e o jogo ficou cedo resolvido.

De pontapés de canto surgiramn os dois primeiros golos o terceiro de penalty, o Setúbal cvom 0-3 já tinha quatro jogadores com cartões amarelos (um deles bem podia ter sido vermelho directo!) o jogo estava totalmente decidido, nem vale pena contar a história dos golos.

A verdade é que também houve equívocos tácticos na equipa de Setúbal a jogar sem laterais deixando o Benfica, especialmente por Di Maria, entrar à linha e criar sucessivas jogadas de perigo. Quando a defesa setubalense recuperava a linha média encarnada recuperava a bola e nova jogada de ataque surgia...

A questão era apenas de saber qual o resultado final porque 5-0 já estavam ao intervalo. No início da segunda parte o Setúbal pareceu mais organizado mas ainda sem lateral direito. O Benfica também abrandou o Setúbal dispôs de uma oportunidade para fazer 5-1 mas de novo pontapé de canto surgiu o sexto golo em dois toques de cabeça o último de Cardozo e aí o público exigiu nova aplicação dos encarnados. Houve mais três golos: dois para os encarnados, porque Felgueiras ainda evitou outros tantos, e um para o Setúbal porque Quim (e David Luís) assim o permitiu. Enfim foi o momento em que os adeptos de Setúbal conseguiram ter finalmente um leve sorriso, perante um pesadelo... que espera-se venha a ser amenizado no futuro quando outros clubes cederem à máquina de golos encarnada. Assim o espero!

No outro jogo da terceira jornada hoje disputado na Madeira e que antecedeu este o Olhanense foi coleccionar o terceiro empate no campeonato ao conseguir o resultado de 1-1 frente ao Nacional com Carlos Fernandes a igualar a partida aos 77' depois do goleador João Aurélio ter posto o Nacional em vantagem aos 55'.
Javi Garcia festeja o primeiro golo do jogo

Ficha do jogo:
Estádio do SL Benfica, em Lisboa; início às 20:15
Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)

BENFICA: Quim; Rúben Amorim, Luisão, David Luiz e Shaffer; Ramires, Javi Garcia, Di María, Aimar; Cardozo e Saviola.

Suplentes: Moreira, Luis Filipe, Sidnei, Fábio Coentrão, César Peixoto, Keirrison e Nuno Gomes.

V. SETÚBAL: Mário Felgueiras; Sandro, Zarabi, Djikiné; Lourenço, Bruno Monteiro, Kazmierczak, Álvaro Fernandez, Rúben Lima; Keita e Hélder Barbosa.

Suplentes: Matos, Vasco Varão, Luís Carlos, Joãozinho, Adul, Regula e Rui Fonte.

Golos: Javi Garcia (15), Luisão (20), Cardozo (28, g.p., 64, 74), Aimar (34), Ramires (36), Nuno Gomes (84); Hélder Barbosa (90+2).

Disciplina:
Cartão amarelo a Ruben Lima aos 15'
Cartão amarelo a Lourenço aos 18'
Cartão amarelo aos 21' para Bruno Monteiro por falta sobre Di Maria
Cartão amarelo a Keita aos 26' por falta feia sobre David Luís
Caretão amarelo aos 56' para Rúben Amorim por travar um contra ataque do Setúbal
Cartão amarelo para Alvaro Fernández, aos 62' por travar Ramires junto à lateral direita do ataque encarnado.

Read More...

Correspondências - Charles Baudelaire

A natureza é um templo em que vivos pilares
falas deixam fluir por incógnitas frestas
e onde o homem perpassa através de florestas
de símbolos, que o vêem com olhos familiares.

Como os ecos que além juntam os seus rumores
em uma tenebrosa e profunda unidade,
tão ampla como a noite e como a claridade,
correspondem-se os sons, os perfumes, as cores.

Há perfumes que são como a carne da infância,
meigos como os oboés, como a verde distância,
e outros, ricos, triunfais odores corrompidos,

que se expandem assim como as cousas sem fim
como o âmbar, o incenso, o almíscar e o benjoim
que cantam a embriaguês da alma e dos sentidos.

Trad. de Pedro da Silveira
in A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa, Unicepe

Charles-Pierre Baudelaire (nasceu a 9 de Abril de 1821 em Paris, m. 31 de Agosto de 1867)

Read More...

Aug 31 - Blog Day 2009

Blog Day 2009


«BlogDay was created with the belief that bloggers should have one day dedicated to getting to know other bloggers from other countries and areas of interest. On that day Bloggers will recommend other blogs to their blog visitors. With the goal in mind, on this day every blogger will post a recommendation of 5 new blogs. This way, all blog readers will find themselves leaping around and discovering new, previously unknown blogs».

My nominated five blogs in this day are as follows:
http://ceslava.com/blog/
http://blog.g2peru.com/
http://bettyvern.blogspot.com
http://www.blogueirascompulsivas.com/
http://www.legumesalteados.blogspot.com/

That's it. My obligation is observed and have a Nice BlogDay 2009!


Read More...

On this day in History - Aug. 31

Read More...

2009-08-30

Sporting vence pela primeira vez ao 7º. jogo oficial

Sporting logo

Académica logoAcadémica

0-2

Sporting


Liedson voltou a marcar e o Sporting a ganhar

Sporting sob pressão deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica que também ainda não ganhara no campeonato. O jogo na primeira parte foi equilibrado mas com poucos remates e oportunidades de golo.

Registámos como momentos principais uma grande confusão na área sportinguista logo aos 6' e poucos minutos depois um toque de Carriço em plena área defensiva nos calcanhares de um avançado da Académica que o árbitro não considerou faltoso. Do lado do Sporting foi Yanick que protagonizou em excelente jogada individual o lance de maior perigo ao flectir da direita para o centro fugindo a adversários para rematar à barra; logo de seguida Yannick isolou-se pelo centro mas o guarda-redes adivinhando saiu da baliza e chegou primeiro à bola colmatando o perigo.

A segunda parte já com Vukcevic no lugar de Pereirinha iniciou-se logo com uma jogada de perigo paraa Académica com Paulo Sérgio de cabeça a rematar ao lado na sequência de um livre. Respondeu o Sporting com Liedson a fazer o mesmo falhando em boa posição a direcção no cabeceamento. Foi por Vukcevic, aliás, que o Sporting começou a desiquilibrar. Numa jogada pela esquerda levantou a bola sobre o lateral direito contrário e foi buscar a bola à frente para o cruzamento que Liedson cabeceou cruzado e letal para os interesses da equipa local, inaugurando o marcador aos 64'.

A Académica quiz reagir mas viu-se prejudicada pela dualidade de critérios do árbitro Jorge Sousa: primeiro não exibe o segundo amarelo a Pedro Silva (imediatamente antes mostrara a Miguel Veloso numa jogada a saída da área da Académica) para pouco tempo a seguir expulsar Miguel Pedro numa jogada dividida com Polga à saída da áres do Sporting. Em inferioridade no resultado e em jogadores estava dificil a vida para a equipa de Coimbra tendo o jogo ficado resolvido com o segundo golo leonino, após assistência de Saleiro para Yanick à boca da baliza aumentar a vantagem do Sporting.

O Sporting geriu então o tempo e o resultado perante a Académica que dispôs de seis pontapés de canto contra zero do Sporting, mas que falhou no lance do primeiro golo, o que viria a ser decisivo na inclinação do jogo para o lado dos visitantes.

A arbitragem foi fraca com prejuízo para a Académica.
Árbitro: Jorge Sousa

ACADÉMICA – Ricardo; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando e Pedro Costa; André Fontes (Éder, 70m), Paulo Sérgio e Cris; Liça (Tiero, 79m), Miguel Pedro e Lito (Sougou, 62m).

SPORTING – Rui Patrício; Pedro Silva (Caneira, 71m), Daniel Carriço, Polga e André Marques (Saleiro, 57m); Pereirinha (Vukcevic, 46m), Miguel Veloso, Matías Fernandez e João Moutinho; Liedson e Yannick.

Golos: 0-1, Liedson (64m); 0-2, Yannick (84m)

Acção disciplinar: Cartão amarelo a Miguel Pedro (segundo cartão amarelo e respectivo vermelho aos 76 minutos), André Fontes, Pedro Silva, André Marques, João Moutinho, Miguel Veloso, Carriço.

Read More...

On this day in History - Aug. 30

Read More...