Blog Widget by LinkWithin

2009-11-20

Tu Queres Nize, Oh, Quanto Podes, Quanto - Abade de Jazente

Tu queres, Nize, oh quanto podes, quanto
Sobre o sacro poder da liberdade!
Tu queres, que a chorada falstidade
Se desdiga outra vez em novo canto.

Que o mundo torne a ouvir, com mudo espanto,
Chamar-te em vez de falsa, Divindade:
E em lugar de culpar-te a variedade,
Dizer que sempre foste o meu encanto.

Assim será, se ficas bem comigo:
A vergonha, o dever rompe, e atropela;
Que eu me sujeito a tudo por castigo.

Oh vós , que já me ouvistes sem cautela
Contra Nize gritar; eu me desdigo:
Se faço mal, não sei; só sei, que é bela.


in 366 poemas que falam de amor, uma antologia organizada por Vascvo da Graçla Moura, Quetzal Editores

Abade de Jazente (Paulino António Cabral de Vasconcelos), nasceu em Reguengo, Amarante a 6 de Maio de 1719 e morreu em Amarante a 20 de Novembro de 1789.

Ler do mesmo autor, neste blog, Um dos meus bisavôs foi mercador...; Amor, é um arder, que se não sente


0 comments: