Blog Widget by LinkWithin

2007-11-20

Um de meus bisavôs foi mercador... - Abade de Jazente

Um de meus bisavôs foi mercador,
outro foi de alfaiate oficial,
outro tendeiro foi sem cabedal
e outro, que juiz foi, foi lavrador.

O meu paterno avô foi professor
de Latim, que ensinou bem ou mal,
e o materno viveu no seu casal,
de qu'inda agora eu mesmo sou senhor.

Meu pai médico foi e homem de bem,
minha mãe «dom» teria, porque, enfim,
muitas menos do que ela agora o têm.

Abade eu fui e, saber de mim
alguma cousa mais quiser alguém
saiba que versos faço e faço assim.

Abade de Jazente (n. em Amarante a 6 de Maio de 1719; m. em Amarante a 20 Nov. 1789)

in A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa, Edições Unicepe , 2004

Nota: Mais uma maravilha que este pequeno livrinho nos dá a conhecer.


0 comments: