Blog Widget by LinkWithin

2009-08-09

A semana (XIII)

Assim como as equipas de futebol formam os plantéis para a nova época, dispensando alguns jogadores e contratando outros, sempre com expectativas de melhores resultados, de modo análogo se vai processando a elaboração das listas eleitorais dos partidos. Nova época à porta (entenda-se novas eleições), o treinador (o secretário-geral ou o presidente do partido, está-se logo a ver) manda embora aqueles de que não gosta, entenda-se aqueles que o criticaram ou fizeram mesmo oposição, e até tenta aliciar (com ou sem desmentidos) alguns elementos do outro clube (leia-se partido) que mais se destacaram.

No PSD Pedro Passos Coelho foi afastado e diz que não faz campanha eleitoral. Morais Sarmento junta-se aos críticos.

"Manuela corta a direito: escolhe quem quer, não deixa cair os amigos, aposta em pessoas com comprovada experiência, embora sem nenhuma frescura e novidade e é impiedosa para os que a afrontaram, deixando-os de fora".

No CDS-PP a situação não é muito diferente com críticas relativamente ao afastamento dos críticos. Paulo Portas é que pelo contrário, pretendeu passar a imagem de partido plural com a integração nas listas de candidatos a deputados que defendem outras linhas de orientação política, como o caso de Ribeiro e Castro, o que não acontece com outros partidos, citando a exclusão de Manuel Alegre no PS.

Mas, como é ainda mais natural, as críticas não são apenas internas e há críticas cruzadas, tal como Pinto da Costa critica as contratações do Benfica. O PS contesta a formação das listas do PSD e vice-versa...

Tem a palavra os portugueses no dia 27 de Setembro.

Surpreendente foi a notícia da saída de José Eduardo Moniz da TVI. "Saio com o coração triste" mas certamente com a carteira cheia. Rescindiu contrato com a Media Capital para assumir o cargo de vice-presidente da Ongoing Media. Curioso que desta maneira se atingiu um dos alegados objectivos que a compra da Media Capital pela PT visaria atingir - o afastamento de José Eduardo Moniz da liderança da TVI -... desta vez sem grande alarido.

Raul Solnado faleceu! Desapareceu uma figura ímpar do teatro e da comédia portuguesa. Um dos maiores humoristas portugueses de sempre. Todos os dias morrem pessoas mas este caso é um dos que não deixa ninguém indiferente. Fica o país mais triste e sisudo... (mas pode recordar alguns dos seus episódios aqui).

O futebol oficial 2009/2010 já começou. O Sporting conseguiu o milagre de eliminar o Twente e agora vai medir forças com a Fiorentina. Braga e Paços de Ferreira foram eliminados da Taça Europa. Domingos já se terá arrependido das declarações que fez...




Ainda não oficialmente o Benfica vai confirmando melhorias e aumentando expectativas ao vencer a Taça Eusébio frente ao Milan.


Para a semana arranca o Campeonato Nacional.


0 comments: