Blog Widget by LinkWithin

2009-08-04

Afinal (ainda) há milagres. Auto-golo no minuto 94' deu o apuramento ao Sporting

FC Twente logo Sporting CP logo

FC Twente

1-1

Sporting C.P.



Do desastre à euforia...basta um auto-golo no último minuto

Custa como português comentar um jogo assim. Entre a satisfação de ver o Sporting apurado, passando pelo desespero de ter passado todo o tempo a assistir a um jogo fraco, de manifesta incapacidade sportinguista em fazer circular a bola, de clara insuficiencia física perante os holandeses, de deficit de agressividade, de falta de alegria a jogar patente em inúmeros jogadores, impotência até de aproximar da área holandesa, amorfa por vezes, sabendo que tem de marcar um golo porque começou o jogo a perder e ter de falar verdade.

Para falar verdade tem de se dizer que os holandeses demonstraram em ambos os jogos pelo que jogaram (não necessariamente pelo potencial das equipas) que mereciam passar. Em Alvalade XXI com tudo a favor ao minuto 25' penalty e expulsão do guarda-redes adversário e fazer especialmente aquela paupérrima segunda parte. Na Holanda foram os holandeses que começaram querendo ganhar o jogo, marcaram cedo e foram ainda dos holandeses durante o jogo as oportunidades (poucas) que existiram. Mas o futebol é assim.

O Twente apercebeu-se tanto da incapacidade do Sporting que até terá considerado (erradamente deve-se concluir face ao resultado final) que bastaria colocar-se atrás da linha da bola para preservar a vantagem. Dizia eu que só um milagre poderia virar a eliminatória a favor do Sporting e na verdade, perante um sub-rendimento de Liedson, Yanick & Ca. teve de ser Caicedo a vir atrás várias vezes buscar jogo e a fazer uso do seu vigor físico. Ao minuto 94' dá-se um pontapé de canto da direita do ataque favorável ao Sporting. Rui Patrício achou que era a última oportunidade de participar na Liga dos Campeões desta época (e não só no jogo!) foi lá acima e conseguiu cabecear a bola que terá ainda sido tocada por um braço do defesa e encaminhou-se em direcção da baliza onde a bola é mal aliviada entrando dentro da baliza.

O Sporting ganha o passaporte para o play-off. Paulo Bento de treinador que seria, naturalmente contestadíssimo, viu milagrosamente um enorme fardo ser retirado das costas e permitiu-se fazer declarações em que enalteceu o coração e a força anímica da equipa!? Enfim para alguns tudo vai bem quando acaba bem, eu não sou assim...

Ficha de jogo:

Estádio: De Grolsch Veste, em Enschede.

Árbitro: Laurent Lannoy Stéphane (França).

SPORTING - Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e André Marques (Vukcevic, 63); Yannick, Veloso e Moutinho; Matías Fernández (Pereirinha, ao intervalo); Liedson e Hélder Postiga (Caicedo, 63).

Suplentes: Tiago, Rochemback, Vukcevic, Caicedo, Caneira, Tonel e Pereirinha.

TWENTE: Mihaylov; Stam, Douglas, Wisgerhof e Rajkovic; Brama e Janssen; Stoch (Rukavytsya, 78), Perez (Tioté, 58), Ruiz (Vujicevic, 90) e Nkufo.

Suplentes: Paauwe, Heubach, Kuiper, Tioté, Akram, Vujicevic e Rukavytsya.

Marcador: Douglas (1-0, 1m); Wisgerhof (90+5, p.b.)

Cartão amarelo a Hélder Postiga (41) por queda simulada



0 comments: