Blog Widget by LinkWithin

2012-03-06

20º aniversário sobre a morte de Vieira da Silva

Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1908, dia de Santo António e faleceu em Paris a 6 de Março de 1992, ou seja há precisamente vinte anos. Cedo orfã de pai a grande artista, a quem o Estado português recusou a nacionalidade, viveu em Paris desde 1928 onde regressou depois de sete anos no Brasil (1940-1947) onde viveu com o marido, o pintor húngaro Arpad Szenes.

Alvo de reconhecimento por parte do Estado francês de que beneficiou da nacionalidade obteve elevadas condecorações: Chevalier de L’Orde des Arts et des Lettres em 1960, o grau de Comendador e ainda em 1991 Officer de la Légion d’Honneur.

Vieira da Silva é provavelmente a pintora portuguesa mais famosa e cotada internacionalmente. Em 1961 foi-lhe atribuido o Grande Prémio de Pintura da VI Bienal de São Paulo.

A sua obra só a partir do 25 de Abril de 1974 passou a ser mais conhecida em Portugal. Aliás, o seu cartaz sobre o 25 de Abril: "A poesia está na rua" (abaixo reproduzido) é deveras conhecido. Em 1977 foi-lhe atribuída a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada.

Famosa pela sua pintura abstracta dedicou-se também à tapeçaria e a vitrais. Em 1983 aceitou o convite para realizar a decoração da (então) nova estação do Metro de Lisboa - Cidade Universitária, onde se pode ver azulejos da sua autoria, bem como na Estação do Rato onde a par dum painel de azulejos da sua autoria se pode também apreciar do outro lado um painel de Arpad Szenes, seu marido.

Aliás na cidade de Lisboa foi criada a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva


Image Hosted by ImageShack.us
"Bibliothéque en Feu", 1974, óleo sobre tela 158 x 178 cm
Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian
Lisboa, Portugal
Image Hosted by ImageShack.us
A Poesia está na Rua


0 comments: