Blog Widget by LinkWithin

2011-11-11

Portugal empatou na Bósnia a zero e adiou decisão para terça-feira

Bosnia Herzegovina flagPortugal flagBosnia-Herzegovina
0-0
Portugal


Pepe foi senhorial e faltou um golo na boa exibição portuguesa...

Portugal fez o terceiro jogo oficial frente à Bosnia-Herzegovina e ainda tem as balizas incólumes. Afinal o ambiente terrível de Zenica foi bem dominado pela selecção portuguesa que durante quase toda a primeira parte mostrou ser superior. É certo que o mau estado do terreno (que ainda por cima foi regado antes do jogo ao contrário do que havia sido acertado em reunião oficial) prejudicava a explanação da maior qualidade técnica dos portugueses mas a equipa jogando com grande espírito de solidariedade e sentido colectivo pressionou a equipa da casa não deixando praticamente que esta se acercasse da baliza de Rui Patrício que teve uma noite tranquila com o primeiro remate bósnio a ocorrer aos 32'!.

Portugal criaria os únicos lances de perigo da primeira parte com Cristiano Ronaldo muito activo (tirou Salihovic do jogo da segunda mão porque viu cartão amarelo) mas foi na segunda parte que se verificaram as melhores oportunidades.

A equipa local reentrou mais avançada em campo e mais perigosa mas foram dos portugueses os primeiros lances de golo. Cristiano Ronaldo servido por um toque de calcanhar por Nani teve oportunidade de visar a baliza mas (queixando-se do terreno) atirou ao lado. Depois na sequência de um pontapé de canto um defesa atrapalhou-se e a bola apareceu à frente de Hélder Postiga (que também vira cartão amarelo perto do final da primeira parte), mas este desperdiçou ao rematar ao lado. Com o público mais empolgado face a um crescente predomínio do meio-campo por parte da equipa local foi Vedad Ibišević (que entrara aos 68' para o lugar de Salihovic) que falhou, por sua vez, duas chances de golo. Na primeira desequilibrou-se e o remate saiu muito ao lado, na segunda à frente de Rui Patrício após lance em que se desmarcou por trás da defesa portuguesa (João Pereira colocou o jogador bósnio em posição legal) com o guarda-redes português praticamente batido atirou por cima da baliza.

As mexidas de Paulo Bento não alteraram a filosofia de jogo (foi homem por homem) mas o treinador Bósnio com as substituições alterou o sistema táctico da equipa para um 4-4-2 que deu trabalho acrescido à defesa portuguesa.

Fica a decisão adiada para a próxima terça-feira no Estádio da Luz esperando que a equipa com a mesma concentração e com melhor "tapete" possa materializar em golos a superioridade futebolística.

O árbitro inglês Howard Webb fez uma boa arbitragem e praticamente sem casos ainda que não tenha sido muito apologista da lei da vantagem. Postiga, que por muito protestar viu o cartão amarelo, viria posteriormente a ter razão em dois lances em que finalmente se livrou do adversário e viu (e ouviu) o jogo interrompido pelo árbitro inglês para marcar faltas favoráveis.

Ficha do Jogo
Play-off for Final Tournament, First leg - 11/11/2011 - 20:00CET (19:00 em Portugal) - Bilino Polje - Zenica
BÓSNIA E HERZEGOVINA: Begovic, Lulic, Jahic, Spahic, Salihovic (Vedad Ibišević 68'), Rahimic, Haris Medunjanin (Darko Maletić 67'), Pjanic, Zahirovic, Misimovic (Senijad Ibričić 86'), Dzeko.


PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Moutinho, Raúl Meireles (Ruben Micael 81'), Miguel Veloso, Nani, Hélder Postiga (Hugo Almeida 65') Cristiano Ronaldo.

Golos: Nada a assinalar
Disciplina: 18' Cartão amarelo a Sejad Salihović
42' Cartão amarelo para Hélder Postiga e também para Jahic

Nos outros três jogos do play-off ficou já quase sentenciada a decisão final face ao desequilíbrio verificado no marcador:
Turquia 0 - 3 Croácia
Rep. Checa 2 - 0 Montenegro
Estonia 0 - 4 Rep. Irlanda


0 comments: