Blog Widget by LinkWithin

2011-05-05

Os Parceiros - Mário Quintana

Jogadores de cartas, Paul CézanneJogadores de Cartas, Paul Cézanne
(n. Aix-en-Provence em 19 de janeiro de 1839; m.
na mesma cidade em 22 de outubro de 1906)


Sonhar é acordar-se para dentro:
de súbito me vejo em pleno sonho
e no jogo em que todo me concentro
mais uma carta sobre a mesa ponho.
Mais outra! É o jogo atroz do Tudo ou Nada!
E quase que escurece a chama triste...
E, a cada parada uma pancada,
o coração, exausto, ainda insiste.
Insiste em quê? Ganhar o quê? De quem?
O meu parceiro...eu vejo que ele tem
um riso silencioso a desenhar-se
numa velha caveira carcomida.
Mas eu bem sei que a morte é seu disfarce...
Como também disfarce é a minha vida!


Mário Quintana (n. in Alegrete, Rio Grande do Sul a 30 Jul 1906; m. em Porto Alegre, Rio Grande do Sul a 5 de Maio de 1994).
Ler do mesmo autor:


0 comments: