Blog Widget by LinkWithin

2011-04-29

A cidade - Konstantinos Kaváfis

Tu dizias: "Irei para outras terras, outros mares
em busca de cidade melhor do que esta.
Aqui, todos os meus esforços são natimortos.
Meu coração – amortalhado – aqui se enterrou.
Por quanto tempo minha alma permanecerá no abandono?
Para onde meus olhos se voltem, até onde a vista alcança,
vejo os negros escombros de minha vida,
que vivi, estraguei, destruí aqui".

Não encontrarás outras terras nem outros mares.
A cidade te seguirá. E nas mesmas ruas sem fim
errarás, nos mesmos bairros te perderás,
e nas mesmas moradas teus cabelos embranquecerão.
Onde quer que vás reencontrarás esta cidade.
Para ti nenhum barco, nenhum caminho alhures te levará.
estragastes a vida em toda parte, pelo mundo inteiro,
e mesmo aqui, nesta mínima pátria.


Tradução: Priscila Manhães; poema extraído daqui

Konstantínos Kaváfis (Κωνσταντίνος Πέτρου Καβάφης) nasceu em Alexandria, 29 de abril de 1863 — m. Alexandria, 29 de abril de 1933


0 comments: