Blog Widget by LinkWithin

2011-03-13

Benfica empata pela primeira vez na Liga esta época, em casa, contra o último!

Portimonense logoBenfica logo
Benfica


1-1

Portimonense


Benfica já atirou a toalha ao chão...


Já se sabia que o Benfica tinha vários jogadores impedidos para este jogo mas não se esperava uma equipa de reservas. Até o guarda-redes mudou. Depois pôr ao mesmo tempo Luís Filipe, Roderick, Carole (estreou-se!), Felipe Meneses, César Peixoto (enfim, este tem jogado mais vezes...) Jorge de Jesus pôs a equipa a jeito...

E se nos primeiros minutos o Portimonense defensivo e até a mostrar-se medroso deixou o Benfica dominar e dar (falsas) esperanças de que poderia ganhar com facilidade - Kardec logo aos cinco minutos obrigou Ventura a defender um remate de cabeça após cruzamento de Jara -, a equipa algarvia passou, com o comando de Candeias, a também a ameaçar a baliza de Moreira. Aos 26' após um canto marcado sem perigo, Aimar perde a bola à saída da defesa e Lito, de fora da área, enviou a bola à barra. Passados dois minutos, num lance aparentemente inofensivo Roderick não chegando com a cabeça mete a mão à bola e o árbitro assinalou o competente penalty que Ricardo Pessoa não desperdiçou.

O Portimonense a ganhar na Luz e os reservistas do Benfica a baixarem de rendimento com um futebol pastoso e lento onde só Jara mostrava capacidade de dinamização.Aos 39' Airton à boca da baliza após livre de Aimar atira cruzado ao lado falhando uma grande oportunidade para empatar o jogo.

Ao intervalo Jesus tira Carole e Felipe Menezes para entrarem Gaitan e Salvio, mas nomeadamente o segundo entrou mal no jogo logo fazendo um cruzamento parta a bancada. À equipa do Portimonense bastava mostrar-se concentrada no meio-campo defensivo para sem grandes problemas ir conservando a vantagem; os visitantes poderiam até ter decidido o jogo definitivamente a seu favor se Moreira novamente batido não tivesse visto um chapéu de Hélder Castro bater no poste aos 75'.

Nesta altura já estava Nuno Gomes em campo a substituir Aimar. Assumiu a condição de capitão de equipa e dum pontapé de canto com Ventura a fazer um milagre evitando o golo de cabeça de Jardel, a bola ficou ali a sobrevoar a zona perto da baliza e Nuno Gomes aproveitou para marcar o seu segundo golo na Liga e estabelecer o empate.

Como nos quatro anteriores jogos no Estádio da Luz o Benfica esteve sempre a perder por (0-1) e o resultado final foi 2-1, os adeptos acreditaram que se poderia repetir a reviravolta. Mas também se percebeu que o caudal de jogo, a velocidade e a pressão sobre o adversário não era, desta vez, idêntica. Jara ainda motivou Ventura a nova grande defesa e já com o tempo de desconto expirado, o Benfica beneficiou de um livre perigoso que Kardec atirou à baliza mas com pouca força, defendendo Ventura.

O Benfica mais fraco da época empatou com a equipa mais fraca da Liga. Agora já todas as equipas experimentaram todos os resultados possíveis. A equipa da Luz era a única que ainda não empatara esta época.O Campeonato já está mais do que decidido mas a questão que se levante é se o motor do Benfica de tanta cilindrada não terá dado o berro... Quinta-feira, no jogo de Paris para a Liga Europa, saberemos...

O árbitro é do tipo de marcar faltinhas e mais faltinhas, mas se todas as arbitragens fossem imparciais como esta...

Uma nota final para o estranho discurso do treinador do Portimonense. Dedicou o resultado a tanta gente ...que mais parecia ter ganho o Nobel...

Estádio da Luz: Cerca de 30 mil
Árbitro: Paulo Baptista

Benfica: Moreira, Luís Filipe, Roderick, Jardel e Carole (Salvio ao interv.), Airton, Felipe Menezes (Gaitan ao int.) Aimar (Nuno Gomes 70') e César Peixoto; Kardec e Jara

Portimonense: Ventura, Ricardo Pessoa, André, Ricardo Nascimento; Soares e Elias; Candeias, Pedro Moreira (Vilas Boas 85')e Lito (Di Fábio 73'); Calvin (Hélder Castro 62')

Golos: 0-1 28' Ricardo Pessoa (de grande penalidade); 1-1 Nuno Gomes
Disciplina: 28'Cartão Amarelo para Roderick por mão na bola, no lance do penalty
33'Cartão Amarelo para César Peixoto (Benfica), por suposta simulação.
38'Cartão Amarelo para André Pinto (Portimonense), por falta sobre César Peixoto.
84'Cartão Amarelo para Soares (Portimonense).
89'Cartão Amarelo para Ricardo Nascimento (Portimonense)


0 comments: