Blog Widget by LinkWithin

2011-01-02

BWIN CUP: Primeira derrota oficial do Porto (em casa e com penalty favorável)!

Resultados da 1ª. Jornada

Grupo A
Grupo B
FC Porto1-2Nacional
Benfica
2-0Marítimo
Gil Vicente
2-1Beira-Mar
Desp. Aves3-2Olhanense
Grupo C
Grupo D
Arouca2-3P. de Ferreira
Estoril
0-1Penafiel
Bragaamanhã
Guimarães
Sportingamanhã
Naval

A terceira prova do futebol português entrou neste fim de semana na fase de selecção dos semi-finalistas a apurarem-se através de 4 grupos de 4 equipas qualificando-se os vencedores. Com os grandes em grupos diferentes tudo indicaria que Benfica, Porto e Sporting se classificassem para as meias-finais ficando maiores dúvidas quanto ao vencedor do Grupo C em que participam três equipas da Liga principal: Braga, Guimarães e Paços de Ferreira.

Pois os resultados desta primeira jornada trouxeram como grande surpresa a derrota do Porto em casa frente ao Nacional deixando à disposição dos madeirenses contrariar esse prognóstico. Um penalty (64') ofereceu o primeiro golo do jogo para o Porto em altura em que a equipa portista apresentava dificuldades em ultrapassar a barreira defensiva da equipa do Funchal mas Kieszek tinha uma prenda de Natal atrasada para oferecer. O guarda-redes substituo portistas a quem Villas-Boas de hoje a titularidade largou uma bola vinda dum cruzamento e Anselmo aproveitou para estabelecer o empate aos 78'. Anselmo, que entrou no jogo aos 75', fez o bis marcando o segundo golo aos 84' ao marcar de cabeça à boca da baliza após cruzamento da esquerda.

No outro jogo do Grupo A a equipa de Barcelos, da segunda liga, venceu em casa o Beira-Mar por 2-1. O triunfo gilista foi justo com uma primeira parte em que foi superior mas os golos a surgirem apenas na segunda parte que foi jogada com intenso nevoeiro. Hugo Vieira inaugurou o marcador numa altura em que a equipa da casa não jogava tão bem e selaria o triunfo ao marcar o segundo golo após combinação com Richard. Kanu aiunda reduziu mas o triunfo do Gil Vicente justificou-se plenamente.

No Grupo B um Benfica com um onze mesclado de reservistas venceu o Marítimo por 2-0 resultado que se consumou ainda na primeira parte com golos de Salvio e Saviola (ler aqui crónica). No jogo Aves-Olhanense, tal como se verificou no Grupo A no jogo entre uma equipa da Divisão de Honra e outra da I Liga, foi a equipa de escalão inferior que, jogando em casa, venceu. Neste caso por 3-2. Dois golos de Luisinho levaram a equipa das Aves para o intervalo com boa vantagem e ambição de vencer, mas foram os algarvios que reentraram na segunda parte melhor com Yountcha a fazer 2-1 aos 46'. A expulsão de João Gonçalves complicaria a vida aos algarvios que viram as esperanças de recuperação desvanecerem-se com o terceiro golo do Aves por Pedro Pereira. Toy colocou o resultado final na diferença tangencial.

Há quem diga que não há duas sem três, mas para o Grupo C, o Paços de Ferreira não esteve pelos ajustes e desta vez fez prevalecer o seu estatuto de equipa de escalão superior e foi vencer ao Arouca num jogo com muitos golos e alternância. 3-2 para os pacenses foi o resultado final. Os visitantes começaram em vantagem com um auto-golo de Paulinho mas viram o Arouca dar a reviravolta com golos de Jorge Leitão e de Kiko (este de penalty). A vantagem no fim da primeira parte inverteu-se na segunda. Manuel José de penalty fez o 2-2 e já com os locais em desvantagem numérica por expulsão de William, Rondon selaria o triunfo do Paços de Ferreira que aguarda com expectativa o resultado do jogo de amanhã no derby minhoto entre Braga e Guimarães.

No grupo D o Sporting recebe amanhã em Alvalade a Naval num grupo em que o Penafiel hoje foi derrotar o Estoril por 1-0 graças a um golo de Guilherme Cascavel na marcação de uma grande penalidade aos 39'.

Para a semana volta o Campeonato que é que interessa com um União de Leiria-Benfica e o Porto a receber o Marítimo.

Calendário da 2ª. Jornada 19 Jan 2010
Grupo A
Grupo B
FC Porto-
Beira-Mar
Marítimo
-Desp. Aves
Nacional
-Gil Vicente
Benfica-Olhanense
Grupo C
Grupo D
Guimarães-Arouca
Naval
-Estoril
Braga-
Paços de Ferreira
Sporting-
Penafiel


0 comments: