Blog Widget by LinkWithin

2010-12-01

Uefa Europa League: Sporting garante apuramento e primeiro lugar no grupo

Lille logoSporting logoSporting

1-0

Lille


(Improvável) Polga selou 100º triunfo na Uefa

O Sporting tem-se dado bem na Liga Europa e esta noite perante uma assistência modesta (menos de 17 mil pessoas) selou o quarto triunfo em cinco jogos disputados, repetindo o triunfo de Lille.

O Sporting foi superior durante a primeira parte e o resultado favorável 1-0 que se verificava ao intervalo revelava-se justo, ainda que o lance de golo, obtido através de um, remate de pé esquerdo de Anderson Polga, tenha sido precedido de ilegalidade não sancionada, uma vez que Postiga (que nessa altura já tinha cartão amarelo) fez uma autêntica "tapinha" com a mão ao tocar a bola no cruzamento que antecedeu o golo.

Aliás começamos já pela arbitragem que esteve mal pois para além desse golo que não deveria ter sido validado errou em vários outros lances. Antes já Postiga fora carregado dentro da área e o penalty não foi assinalado e noutro lance já pós 1-0, Djaló isolou-se não sabendo bater o guarda-redes francês, mas havia recebido a bola com domínio do braço esquerdo! Erros a mais em pouco tempo...

O Sporting na primeira parte foi superior aos franceses e para além dos lances citados e ainda antes do golo, Polga atirou de cabeça, na sequência de um pontapé de canto, à barra da baliza de Landreau.

Os franceses na primeira parte tiveram o seu melhor lance na sequência de um livre na intermediária ofensiva que o central Chedjou finalizou de cabeça por cima da barra.

A segunda parte foi bastante diferente com os franceses a subirem no terreno e progressivamente a ameaçar a baliza de Rui Patrício. Com as substituições operadas os franceses tornaram-se mais ofensivos com o Sporting mais recuado e temeu-se o empate. O Lille no campeonato francês, segundo as estatísticas, tem grande capacidade concretizadora no último quarto de hora das partidas e estiveram perto de empatar aos 82' quando após um pontapé de canto por Cabaye a bola andou a cirandar a baliza de Rui Patrício terminando com o guarda-redes leonino a agarrar a bola depois de ela ter ido ao poste.

Já em tempos de desconto e beneficiando de um livre a equipa do Sporting preferiu não meter jogadores na área e deixou Vukcevik visar a baliza de muito longe marcando o livre directamente. O remate forte acabou por levar a bola a bater na barra, terminando o jogo praticamente de imediato.

No outro jogo deste grupo o Gent da Bélgica venceu em casa por 1-0 a equipa do Levski de Sófia e passou para o segundo lugar decidindo em Lille na última jornada o apuramento.

Ficha do Jogo:
Group stage (Group C) - 01/12/2010 - 21:05CET (20:05 local time) - José Alvalade - Lisbon: 16569 espectadores
Árbitro: Bas Nijhuis (NED), assistentes: Erwin E.J.J. Zeinstra (NED), Davie Goossens (NED)
Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; André Santos
Pedro Mendes, Maniche (Zapater 90+1'); Yannick Djaló (Valdés 62'), Liedson e Hélder Postiga (Vukcevic 80')

Lille: Landreau, Béria, Chedjou, Rozehnal, Emerson; Balmont (Cabaye 78'), Gueye (Frau 62'), Mavuba, Hazard (Moussa Sow 72'); Túlio de Melo e Obraniak

Golos: 1-0 28' Polga
Disciplina: 26'Cartão Amarelo para Hélder Postiga (Sporting) por pontapear a bola para fora depois de o árbitro apitar para interromper o jogo.
28' Cartão Amarelo para Landreau (Lille)por protestos (com razão) sobre a legalidade do golo do Sporting.
28' Cartão Amarelo para Túlio de Melo (Lille).
40' Cartão Amarelo para Polga (Sporting).
42' Cartão Amarelo para João Pereira (Sporting).
64' Cartão Amarelo para Rozehnal (Lille).
90+5' Cartão amarelo para Aurélien Chedjou (Lille)


1 comments:








Sofá Amarelo

disse...

Inesperadamente... um grande jogo! Tudo quase perfeito por parte deste Sporting de duas caras!