Blog Widget by LinkWithin

2010-12-07

Benfica perde e deixou a salvação da Liga Europa nos pés alheios

Benfica logo

Schalke logoBenfica

1-2

Schalke



Muito burgueses, sem chama e descoloridos como a cor das camisolas

O que se passa com este Benfica 2010/2011? Mais uma derrota na Champions League, uma descolorida exibição contagiada pelo vazio das bancadas - um jogo da Champions com tão pouca assistência - e uma cor de camisolas impensável.

O Benfica está a perder os valores. Mal o jogo começou fiquei logo irritado:

1) Quem raio manda na escolha dos equipamentos? Perante uma equipa que joga de azul o Benfica apresenta camisola branca e calções avermelhados (cor de vinho) e meias brancas? Onde está o equipamento tradicional do Benfica?

2) Jorge de Jesus agora deu-se para inventar em todos os jogos! Porquê a aposta em César Peixoto quando na ala direita o Schalke tinha o seu pior jogador da linha defensiva - o japonês Ushima?

O Schalke bastou jogar concentrado em termos defensivos para não permitir até aos 65 minutos de jogo um único remate direccionado à baliza. O Benfica teve posse de bola, mas sempre bloqueada, com passes laterais, sem chama, sem dinâmica, incapaz de criar desequilíbrios. Depois já sabemos que a defesa está irregular. O Shalke com menos posse de bola trocava-a de forma mais à vontade perante a falta de pressão e de capacidade de recuperação de posse de bola dos locais. Jurado em termos de organização ofensiva e Papadopoulos em termos de corte de jogo e disponibilidade física sobrepunham-se a um inexistente César Peixoto, a um ausente Aimar (ficou no banco) e à falta de ideias de toda a equipa benfiquista.

O Schalke inaugurou o marcador, por Jurado a finalizar em plena área depois de vários toques de jogadores alemães, com assistência de peito! de Raul em plena área defensiva do Benfica, logo aos 20 minutos e a incapacidade mental dos portugueses (isto é dos jogadores da equipa portuguesa, porque, realmente, portugueses só eram três: Rubem Amorim, Fábio Coentrão e Carlos Martins) agravou-se.

No início da segunda parte Jesus fez duas substituições: a de César Peixoto (qualquer cego via isso) por Gaitán que nem começou bem e de Maxi Pereira (recuando Rubem Amorim para defesa) por Aimar. O Benfica esteve o primeiro quarto de hora a ver os alemães jogarem. De Lyon vinham notícias de golos, primeiro do Lyon logo a seguir do empate israelita... e os adeptos ficavam a tremer de frio e da chuva e da evolução negativa dos resultados.

Aos 66' o primeiro remate direccionado à baliza de Neuer e não fosse a qualidade do guarda-redes alemão teria sido golo. Foi um remate forte de Cardozo que o guarda-redes internacional dos visitantes defendeu para canto. A partir desta altura o Benfica melhorou um tanto, Javi Garcia finalizou ao lado uma boa oportunidade em recarga.

Por volta dos 70' de jogo há notícias do segundo golo do Hapoel e o Benfica fica fora da Europa. Cenário surrealista; Porto, Sporting e Braga na Liga Europa e Benfica não só de fora da Champions (num grupo acessível) como a classificar-se em último lugar acabando a época europeia!

Finalmente uma grande jogada do Benfica: Carlos Martins demora no passe para a esquerda onde havia dois benfiquistas isolados, emendou ainda com passe para Aimar mas o remate deste é ao lado - mais uma vez ao lado!

Para piorar as coisas da ressaca de um pontapé de canto Fábio Coentrão sai fora de tempo na tentativa de colocação do fora de jogo e Howedes completamente isolado faz o que quer - o segundo golo alemão. O Benfica está perdido. Também de bola parada numa insistência Luisão reduz para 1-2 no segundo remate direccionado à baliza de Neuer (o Benfica fez 16 remates apenas 3 dirigidos à baliza; os alemães fizeram seis remates dos quais quatro à baliza e dos quatro, dois golos!).

Finalmente uma notícia menos má ... tipo prenda de Natal. O Lyon empata o jogo com o Hapoel e deixa o Benfica na Liga Europa! Salva-se Jorge de Jesus e o orgulho dos adeptos encarnados por mais algum tempo ...

Já sem Carlos Martins (substituído por Salvio) foi David Luiz marcar um livre directo... ao poste! A última oportunidade para evitar a derrota encarnada. Se os adeptos reduzem o sofrimento com o apuramento para a Liga Europa os jogadores e a equipa nem isso mereciam...

Rui Costa vem no final penitenciar-se por não ter conseguido os objectivos na Champions mas que a equipa ainda está em quatro frentes! Porém, a jogar assim como se joga... esta época só pode ser de frustração! Que raio de bactéria infectou a equipa do Benfica? Ano passado deslumbrou... este ano está pior do que no tempo de Quique Flores... e não se vê tentativas de alteração das coisas. Nem sequer há uma oportunidade para jogadores pouco rodados. Weldon não tem oportunidade? Felipe Menezes é jogador do Benfica? Porque se prescindiu de Urretaviscaya e prefere-se ficar com César Peixoto? Se oferecem 25 milhões por "este" David Luíz porque não se vende (o da época passada valia 40 milhões, mas não é o mesmo)? Enfim...

Ficha do Jogo:
Uefa Champions League Group Stage 6th Matchday

Estádio da Luz
Árbitro: Howard Webb (Ing)
Benfica: Roberto, Maxi Pereira (Aimar 46'), Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Rúben Amorim, Javi García, César Peixoto (Gaitan 46') e Carlos Martins (Salvio 79'); Cardozo e Saviola

Schalke: Neuer, Uchida, Howedes, Metzelder e Schmitz; Jurado (Jendrisek 87'), Kluge (Matip 82'), Papadopoulos e Rakitic; Raúl e Huntelaar (Edu 85').

Golos: Jurado 20', Howedes 81' , Luisão 87'

Disciplina:
62' Cartão Amarelo para Huntelaar (Schalke) por pontapear a bola para longe depois de o árbitro apitar.
67' Cartão Amarelo para David Luiz (Benfica) por rasteirar Jurado impedindo contra-ataque
71' Cartão Amarelo para Saviola (Benfica) por cair na área. O árbitro considera que o argentino simula a grande penalidade.
76' Cartão Amarelo para Aimar (Benfica) por rasteirar um adversário. Continuou a protestar com o árbitro..
77' Cartão Amarelo para Rakitic (Schalke) por rasteira sobre Aimar.


1 comments:








Miguel

disse...

Valeu o presente de natal vindo de Lyon ...!

BOM FDS!
Um Abraço da M&M & Cª!