Blog Widget by LinkWithin

2010-11-28

Benfica ganha em Aveiro e isola-se no segundo lugar

Benfica logo

Beira Mar

1-3

Benfica

Cardozo marcou dois golos e deu o terceiro

Regressou Cardozo ao onze titular (e que regresso!), e Jesus optou por Ruben Amorim na direita do meio-campo em vez de Salvio. A indisponibilidade de Pablo Aimar foi suprida por Carlos Martins.

O Benfica começou bem o jogo demonstrando atitude ofensiva e dominadora durante os primeiros vinte minutos de jogo tendo nesse período disposto de boas ocasiões. Logo aos 2' Saviola desmarcou-se pela esquerda mas o cruzamento para o centro da área para Cardozo foi interceptado por Hugo. Aos 13' o Benfica esteve perto do golo: corte de Hugo na direcção de Saviola, o argentino dispara com Rui Rego a desviar para a barra. No minuto seguinte, de um pontapé de canto da esquerda Luisão esteve perto de marcar com Rui Rego a defender e a bola a bater num braço de um companheiro de equipa com Bruno Paixão a considerar não ter havido motivos para penalty. Após iniciativa individual de Carlos Martins (24') foi Hugo quem conseguiu à última hora evitar o remate.

Com o tempo a passar e o Benfica sem marcar percebia-se alguma intranquilidade encarnada e o Beira Mar procurou, então, equilibrar o jogo ainda que durante a primeira parte em termos ofensivos a equipa de Aveiro foi inofensiva. Perto do intervalo o Benfica beneficiou de um penalty marcado por Bruno Paixão por agarrão na camisola de Cardozo na sequência de um canto da esquerda. Um penalty tanto indiscutível quanto desnecessário provocado por Kanu e que levou o Benfica para os balneários a vencer uma vez que Cardozo não desperdiçou ao marcar em jeito.

Na segunda parte as equipas vêm diferentes com o Beira-Mar mais atrevido, e o Benfica inseguro. O jogo está aberto com oportunidades para ambos os lados. Cardozo falha o 2-0 escandalosamente (era só encostar o cruzamento da direita) mas o lance foi precedido de fora de jogo de Ruben Amorim não assinalado, aliás. Logo a seguir foi o Beira-Mar que perde uma oportunidade flagrante após livre de Sérgio Oliveira, a bola sobra para Ronny que, isolado, faz uma rosca e depois cabeceia fraco para as mãos de Roberto. Nos livres o Benfica demonstraria muitos problemas que o Beira-Mar soube explorar e de que adviria também o golo que apontou.

Aos 55' Ronny parte da direita em velocidade tem um companheiro do outro lado para finalizar mas ele procura o golo e o remate forte cruzado acaba no poste da baliza de Roberto. Está-se neste vai-vém quando numa jogada rápida Carlos Martins cede para Cardozo muito à direita, este tem a marcação à distância de Hugo, obliqua para o centro prepara para o pé esquerdo e remata em volley ao segundo poste fazendo um grande golo. Foi um momento decisivo do jogo até porque a defesa encarnada continuou a revelar muita intranquilidade com David Luiz a errar várias vezes.

Cardozo em dia sim vai à linha final assistir Saviola para um desvio à boca da baliza e distanciar o marcador para números que o futebol jogado por ambas as equipas não justificava. O Beira-Mar reduziu ainda já na parte final do jogo por Rui Varela, que entrara a substituir Leandro Tatu, ao finalizar nas costas da defesa encarnada um livre por falta de Luisão, apontado por Renan, que o mesmo Luisão não soube desfazer, aproveitando o avançado de Aveiro para reduzir a diferença.

O Beira-Mar voltou a levar a bola ao fundo da baliza encarnada mas com um (duplo) fora de jogo bem assinalado.

Fica, em resumo, uma vitória encarnada justa com um período de bom jogo do Benfica mas depois salpicado por desconcentrações e falta de coesão defensiva, que distancia bastante esta equipa da do ano passado. Creio, porém, que a presença de Ruben Amorim no meio-campo melhora a organização e posse de bola da equipa encarnada e este regresso de Cardozo vem demonstrar que é um jogador indispensável.

O Beira Mar sofreu a primeira derrota em casa mas com mais sorte (e menos inepcia de Ronny) teria empatado o jogo a uma bola e ninguém sabe o que seria...

A arbitragem de Bruno Paixão e auxiliares teve muitos erros. Um dos auxiliares a falhar em foras de jogo um não assinalado (que quase dava golo) e outro mal assinalado e o outro a falhar nas marcações das bolas fora com trocas de cantos por pontapés de baliza.

Árbitro: Bruno Paixão
BEIRA-MAR: Rui Rego, Pedro Moreira, Kanu, Hugo, Renan Garcia, Djamal, Rui Sampaio, João Luíz, Sérgio Oliveira (Alex Maranhão 63'), Ronny (Wilson Eduardo 81'), Leandro Tatu (Rui Varela 71').

BENFICA: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi García, Rúben Amorim, Carlos Martins (Salvio 82'), Gaitán, Saviola (Jara 86'), Cardozo (Kardec 77').

Golos: Cardozo (2) aos 45+2'(pen) e 59'; 0-3 Saviola 66'; 1-3 Rui Varela 86'
90'+3 Cartão Amarelo para Djamal (Beira-Mar).
90'+2 Cartão Amarelo para Fábio Coentrão (Benfica), após falta sobre Rui Sampaio.


0 comments: