Blog Widget by LinkWithin

2010-07-15

O pesar de não tê-la encontrado mais cedo... - Alphonsus de Guimaraens

O pesar de não tê-la encontrado mais cedo,
De não ter visto o céu quando havia esperança
Som febril, ástreo som da alma de um citaredo,
Por que vos não ouvi quando ainda era criança?

Quantas vezes o luar me sorria em segredo,
Quantas vezes a tarde era serena e mansa...
E o horizonte ante mim ressurgia tão ledo,
Que eu sonhava: "Mas que anjo entre as nuvens avança?"

Hoje, depois de velho, e tão velho, mais velho
Que uma figura antiga e doce do Evangelho,
É que entre astros, trilhado o azul claro, a encontrei...

E pude, contemplando o sol da sua face,
Atirar a seus pés para que ela os pisasse,
Meus andrajos de pobre e meu manto de rei...

in Os dias do Amor, um poema para cada dia do ano; recolha, selecção e organização de Inês Ramos, prefácio de Henrique Manuel Bento Fialho; Ministério dos Livros

Alphonsus de Guimaraens (Afonso Henrique da Costa Guimarães, nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 24 de Jul de 1870 e morreu, em Mariana, a 15 de Jul de 1921).

Ler do mesmo autor, neste blog:
Ismália
Quando eu disse Adeus
Soneto da Defunta Formosa
Soneto: Encontrei-te. Era o mês... Que importa o mês? Agosto


0 comments: