Blog Widget by LinkWithin

2010-02-02

Taça de Portugal: Vitória indiscutível com superioridade manifesta dos portistas

FC Porto logoSporting logo

FC Porto

5-2

Sporting


Com meio campo criativo é outra coisa...

Carvalhal dizia «Temos condições de discutir o jogo seja com quem for», da «segunda divisão» -acrescento eu. Uma equipa desordenada, com um meio-campo manietado, jogadores sem categoria para uma equipa de top (mesmo para o) do futebol português. O Porto sem Raúl Meireles ficou a ganhar porque passou a dispôr de dois centro-campistas criativos: Beluschi e Ruben Micael. Os primeiros minutos de jogo deram imediatamnente para antecipar uma derrocada sportinguista na medida em que os portistas faziam o que queriam. Entradas de Fucile pela direita, com João Pereira inexistente, do outro lado Grimi com as limitações conhecidas, no meio campo Adrien sempre atrasado, Varela a mostrar a sua técnica individual.

O Porto ameaçava marcar: por uma vez o remate de cabeça à vontade de Varela vai ao lado, de outra vez Rui Patrício faz uma excelente defesa a remate de fora da área cruzado de Mariano, depois o golo de um canto a dois tempos com Rolando a desviar para a baliza (18'). Nenhuma surpresa. Surpresa foi aos 22' o resultado estar em 1-1. Izmailov conseguiu um remate inesperado de longe com Beto ainda a tocar na bola mas não conseguindo impedir que ela beijasse as redes.

Foi apenas um incidente. O Porto continuou por cima no jogo. Falcão à entrada da área adiantou a bola na horizontal para a retirar da oposição defensiva e rematou rasteiro fazendo o 2-1. Carvalhal percebe mais pela fraca oposição que a sua equipa mostrava do que pelo resultado (tangencial) que precisava de fazer alguma coisa e tirou Adrien já "amarelado" para entrar Matias Fernandez. Pouco tempo passado Falcão de cabeça ganha a disputa e finaliza com exito um cruzamento proveniente da esquerda aumentando para 3-1.

No reatamento não foi preciso esperar muito para ver-se Varela ganhar um duelo individual e marcar cruzado (da esquerda para a direita) ao segundo poste. Se dúvidas existissem...

Com 4-1 curiosamente o Sporting dispôs de um pequeno período de tentativa de reacção mas perante tanto espaço e tempo concedidos Mariano arriscou o remate de longe de pé direito e... 5-1! Os «leõezinhos» já só queriam era que o jogo terminasse depressa perante os «olés» vindos da bancada. Depois, Jesualdo mandou tirar o pé do acelerador face às substituições realizadas, a um quarto de hora do fim o Porto já não tinha os três melhores jogadores em campo.

Valeu o profissionalismo de Liedson a marcar o 5-2 e quase... quase o 5-3.

Estádio do Dragão, 36.614 espectadcores

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
FC PORTO - Beto; Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Fernando, Ruben Micael (Valeri 75') e Belluschi (Tomás Costa 71'); Mariano, Falcao (Orlando Sá 75') e Varela.

SUPLENTES: Nuno, Nuno André Coelho, Guarín, Valeri, Tomás Costa, Miguel Lopes e Orlando Sá.

SPORTING - Rui Patrício; João Pereira, Carriço, Tonel e Grimi; Adrien (Matias Fernandez 39'); Izmailov (Pereirinha 78'), João Moutinho e Miguel Veloso; Liedson e Saleiro (45'Pongolle).

SUPLENTES: Tiago, Polga, Abel, Pereirinha, Matias Fernández, Pongolle e Postiga.

Golos: Rolando (17), Falcao (33, 41), Varela (47), Mariano (56); Izmailov (21), Liedson (90+1)

23' Cartão Amarelo para Adrien.
30' Cartão Amarelo para Grimi.
31' Cartão Amarelo para Rolando por falta sobre Liedson
37' Cartão Amarelo para Carriço.
48' Cartão Amarelo para Varela por tirar a camisola nos festejos do 4º. golo do Porto.


0 comments: