Blog Widget by LinkWithin

2010-02-18

Eu passava na vida errante e vago - Fagundes Varela (aqui recordado na passagem do 135º. aniversário do seu desaparecimento)

foto: Cisne branco

Eu passava na vida errante e vago,
como o nauta perdido em noite escura,
mas tu te ergueste, peregrina e pura
como o cisne inspirado em manso lago.

Beijava a onda num soluço mago
das moles plumas a brilhante alvura,
e a voz, ungida de eternal doçura
roçava as nuvens em divino afago.

Vi-te... e nas chamas de fervor profundo,
a teus pés afoguei a mocidade,
esquecido de mim, de Deus, do mundo!...

Mas ai! cedo fugiste!... da soidade,
hoje te imploro desse amor tão fundo
uma ideia, uma queixa, uma saudade!

Luís Nicolau Fagundes Varela nasceu em Santa Rita do Rio Claro (RJ) a 17 de Agosto de 1841 e faleceu de apoplexia em Niterói (RJ) a 18 de Fevereiro de 1875. Cursou Direito, tanto no Recife, como em São Paulo, mas não chegou a diplomar-se, havendo, uma vez, naufragdo entre as duas cidades. Protótipo do "poeta maldito", foi um alcoólico de vida desregrada. Casou, primeiro com uma artista de circo (1862), da qual enviuvou, e voltou a consorciar-se, em 1869, com uma prima. O seu lirismo báquico ora traduz melancolia, tristeza, dúvida e angústia, ora sarcasmo e tédio. Tanto celebra a natureza e temas indianistas como revela preocupações sociais. Era antimonárquico, abolicionista e partidário de uma democracia igualitária. Para o fim, virou místico.

Soneto e nota biobibliográfica extraídos de «A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa. Introdução, coordenação e notas de António Ruivo Mouzinho. Edições Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, 2004.


3 comments:








tulipa

disse...

OLÁ FERNANDO

Olha, gostei do soneto que fala de Abril, pois é o meu mês de aniversário e, se não te importares levo comigo este soneto e em Abril publico-o.

Para mim a semana começou hoje, regressei ao trabalho após 5 dias em casa, mini-férias de Carnaval; fiquei em casa a tentar pôr tudo em ordem, aquilo que não posso fazer diariamente.
Mesmo assim...não tenho o tempo que gostaria de ter para visitar todos os amigos da blogosfera
...por isso, tenho andado muito ausente. Mas...ao receber o teu e-mail vim cá visitar-te.

Fica bem. Beijinhos.





candida

disse...

kixes





tulipa

disse...

Olá Amigo
Num dos meus blogues, coloquei uma foto juntamente com um poema que escolho que tenha a ver com algo que a foto tenha, percebes?
Então esta foto é à entrada do "Hotel dos Templários" na bela cidade de Tomar.
Neste caso, pela perspectiva é à saída...vinha eu de máquina ao pescoço como sempre e vejo aquele ângulo, pareceu-me interessante e clic...já está!!!
Decidi que vou fazer esta
"rubrica" uma vez por semana e naquele blog "DeAbrilemdiante", bem como outra rubrica que vou dar início já a seguir com o tema "Recantos de Hóteis". É o meu objectivo para 2010, para também poder utilizar as centenas de fotos que tenho.
Hoje é dia de festa, de alegria e também de concretização de um sonho, o meu blog "Momentos Perfeitos" chegou ao nº 100 de "Seguidores", fico mesmo feliz, acredita.
Fiz um post alusivo a esse nº 100.
Sempre escrevi e também fotografo para divulgar ideias que vou tendo e como não posso chegar às pessoas como jornalista nem repórter, utilizo os meus 2 blogues para esse fim.

Bom fim de semana.
E um beijo para ti,
Tulipa (Ester)