Blog Widget by LinkWithin

2010-01-16

Com tristíssimos ais, lúgubres vozes - Ribeiro dos Santos

“A Suplica de Inês de Castro” de Vieira Portuense

Com tristíssimos ais, lúgubres vozes,
com lágrimas nascidas de saudade,
trazem a Castro, digna de piedade
ante o Rei os horríficos algozes.

Qual com razões indignas e ferozes
ao Rei tirana morte persuade;
qual, armado de bruta crueldade,
inventa contra Inês penas atrozes.

Mas ela, para o Çéu erguendo a face,
com valor nunca visto em peito forte,
não sente que o Ministro as mãos lhe atasse;

só sente que a infeliz, iníqua sorte
a Pedro dos seus olhos ausentasse,
que uma saudade é mais cruel que a morte.

António Ribeiro dos Santos nasceu em Massarelos (Porto) a 30 de Março de 1745 e morreu em Lisboa a 16 de Janeiro de 1818. Em 1756, embarcou para o Brasil, donde regressou em 1764, para se doutorar em Direito Canónico pela universidade de Coimbra (1770). Em 1790, era subdiácono e, depois, foi cónego em Viseu, Faro e Évora. Jurisconsulto, académico, tradutor, poeta e filósofo, usou o nome arcádico de Elpino Duriense. Publicou os «Sonetos a Dª. Inês de Castro» em 1783.

Soneto e nota biobibliográfica extraídos de «A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa. Introdução, coordenação e notas de António Ruivo Mouzinho. Edições Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, 2004.


1 comments:








tulipa

disse...

OLÁ AMIGO
tenho sentido a falta de tuas visitas...também tenho andado ausente pois a minha vida não tem sido fácil...desde 25/Novembro.

No intuito de levar ao conhecimento de todos a minha paixão pela fotografia, bem como a intenção de continuar a expor em qualquer parte do País, venho divulgar e ao mesmo tempo, fazer o convite para a minha próxima exposição de fotografia intitulada: “Impressões de Viagem à Índia” cuja inauguração será no dia 19 de Janeiro, pelas 18h.
No meu blog está o convite, em nome do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Moita.

Uma senhora que viveu muitos anos na Índia arranjou-nos uns saris para decoração e algumas peças. Especiarias, decoração com arroz e pétalas de rosa, incenso, velas da Índia, alguma comida e a música também. Eu mesma, nascida em Moçambique, habituada à gastronomia indiana bem como chinesa devido às comunidades desses povos que lá viviam, tenho uma senhora amiga que faz chamuças e da qual sou cliente há 20 anos, vou levar chamuças para ofertar a quem estiver presente no dia da inauguração. Fiz um trabalho em power-point, onde trabalhei 170 fotos da minha viagem, em formato jpg num CD que vão passar num LCD. Ou seja, muita inovação nesta próxima mostra dos meus trabalhos em fotografia.

Só digo, isto promete!!!
Beijinhos.