Blog Widget by LinkWithin

2009-12-14

A Minha Vida - Teixeira de Pascoaes

Na minha aldeia, vive recolhida,
Entre sonhos fantásticos, diversos,
Esta luz de alma, outrora amanhecida,
Que fez, morrendo, a noite dos meus versos.

Na religiosa tarde comovida,
Se vejo os astros, pelo Azul, dispersos,
Muitas lágrimas tristes, de fugida,
Vêm constelar meus olhos de Universos.

Eu vivo nestes montes solitários,
Que são, de longe, espectros de Calvários,
Distâncias donde sobe etérea prece...

Vivo cantando a dor misteriosa
Que amortalha, em silêncio, cada cousa
E que o meu frio rosto empalidece.


Poema extraído de "Cem Sonetos Portugueses", selecção, organização e introdução de José Fanha e José Jorge Letria; Terramar

Teixeira de Pascoaes (Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos) nasceu em 2 Nov 1877 em Amarante; m. em 14 Dez. 1952)

Ler também do mesmo autor: Elegia do Amor; A sombra do Tâmega; Canção da Névoa; O Poeta;
Quem és tu? De onde vens?...


0 comments: