Blog Widget by LinkWithin

2007-11-02

Teixeira de Pascoaes nasceu há 130 anos em Amarante

Rio Tâmega
click on the photo to enlarge; Photo source: www.fotolibera.com


Quem és tu? De onde vens? Na tua fronte
Paira o vago crepúsculo infinito
Da distância...

Caminhante nocturno, erma figura,
Gerada no silêncio e na tristeza...
Ó luso peregrino da Aventura,
Atrai-me a tua voz enlouquecida!
O teu próprio delírio me seduz...
Essa atitude anímica e nevoenta,
Que toca nas estrelas, onde a luz,
Para voar, voar, se veste de asas.

Há nas tuas palavras um abismo.
Ouvindo-as logo sinto uma vertigem,
E, em sobressalto, chora e se lastima
O que, em mim, é vedado, oculto e virgem.
A parte indefinida do meu ser
Ama a sombra espectral em que desvairas...
E nem, ao menos, posso compreender
Esta força amorosa que me leva
Para a tua loucura!

Teixeira de Pascoaes (Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos) nasceu em 2 Nov 1877 em Amarante; m. em 14 Dez. 1952)

Ler também A sombra do Tâmega


0 comments: