Blog Widget by LinkWithin

2009-07-18

A Semana (X)

Em clima de férias parlamentares a fase pré-eleitoral já começou. E se para as legislativas há quem comece a fazer cenários de caos pós-eleitoral nas autárquicas a luta por Lisboa promete e a partida já foi dada. Pedro Santana Lopes na Grande Entrevista de Judite de Sousa de 14 de Julho procurou capitalizar a sua passagem anterior por Lisboa, realçando as obras feitas em detrimento das realizações feitas por António Costa. Mas este, candidado do PS, ganha base eleitoral incluindo José Sá Fernandes na sua lista, obtrendo apoios de figuras públicas de esquerda (Carlos do Carmo - o seu mandatário - e José Saramago), o acordo com Helena Roseta, actual vereadora independente da autarquia e demarcando-se do Governo que é do próprio Partido Socialista... António Costa tem actualmente uma base bem mais extensa do que a que dispõe Sócrates actualmente enquanto Primeiro-Ministro!

No Porto é que Rui Rio vai ganhando avanço face ao golo na própria baliza que Elisa Ferreira marcou ao querer jogar em dois tabuleiros: deputada europeia e candidata à Câmara. O eleitorado portuense já deu provas de que não apoia quem não lhe garanta exclusividade...

Num país em que nos últimos tempos há visível degradação da qualidade técnica da legislação produzida o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) considera que certas atibuições da ASAE são inconstitucionais. Uma inconstitucionalidade formal porquanto seria da competência da Assembleia da República (Lei) mas afinal foi legislado pelo governo através de Decreto-Lei. A decisão o TRL tem apenas efeitos para o caso concreto do julgamento de Almada, que foi declarado nulo. Dada a matéria, tudo indica que haverá recurso do Ministério Público para o Tribunal Constitucional (TC), cuja eventual decisão continuará a ter efeitos apenas para este caso. Porém, ganha aderentes a tese da inconstitucionalidade referente ao alargamento de poderes que foi atribuída à ASAE e que seria da competência legislativa da Assembleia da República.

Em termos internacionais destacam-se as notícias sobre os atentados suicidas em hotéis da Indonésia que trazem à primeira linha noticiosa que a luta contra o terrorismo não pode baixar a guarda. No entanto, esta luta põe sérios problemas quanto à conciliação das liberdades individuais e o controlo da segurança... Os atentados fizeram suprimir a visita do Manchester United àquele país.

No desporto decorrem os jogos da Lusofonia com a superioridade esperada do Brasil na tabela de medalhas logo seguida por Portugal mas destaca-se o triunfo de Cabo Verde no futebol onde as potências Brasil (não se fez representar) e Portugal (com uma equipa de quinta categoria) se comportaram de modo muito pouco prestigiante para os Jogos...
Entretanto as equipas de clubes vão fazendo jogos de preparação. Já hoje apresentaram-se formalmente aos seus adeptos as equipas do Sporting e do Porto com jogos em casa frente ao Feyenoord e Mónaco, respectivamente. Se quanto ao Sporting fiquei com a opinião de que os equipamentos são bonitos (derrotados 1-2!) o Porto goleou o Mónaco por 3-0 com Beluschi a dar indicações de que pode fazer esquecer Lucho. Já Cissokho não jogou porque está de partida para o Lyon em mais uma transferêncoia milionária do Porto. Enquanto isto o Benfica com uma difícil vitória frente ao Olhanense (2-1) depois de ter vencido pelo mesmo resultado o Atlético de Bilbao, ganhou a 9ª Edição do Troféu Guadiana.


0 comments: