Denominação da Ponte sobre o Zambeze motiva polémica
Está concluída a construção da Ponte sobre o Rio Zambeze em Moçambique. A ponte que estabelece a ligação entre Chimuara, na Zambézia, e Caia, em Sofala, e «simboliza e cristaliza a ligação rodoviária permanente entre diferentes partes do país, propiciando o contacto e conhecimento mútuos entre moçambicanos, a consolidação da amizade entre pessoas que representam a diversidade sociocultural e a pluralidade política dos moçambicanos» segundo o presidente de Moçambique Armando Guebuza.
As obras de construção desta ponte sobre o Zambeze iniciaram a 13 de Março de 2006 com um prazo de conclusão fixado em 36 meses. Em termos financeiros a obra foi financiada pela Comissão Europeia, Governos da Suécia, Itália, Japão e pelo governo moçambicano.
Construída pelo consórcio português Soares da Costa - Mota Engil é uma infra-estrutura vital para o desenvolvimento de Moçambique, havendo já quem a considere uma obra-prima. É a segunda maior obra de arte depois da de Ilha de Moçambique, em Nampula.
Pena que a denominação da ponte esteja a ser envolta numa discussão interna polémica. A ponte que vai ser designada por ponte Armando Emílio Guebuza vai ser inaugurada a 1 de Agosto próximo.
Polémicas à parte, esperemos que a ponte cumpra a sua função de unidade do país e que Deus abençõe Moçambique!
0 comments:
Enviar um comentário