Blog Widget by LinkWithin

2009-06-13

13 de Junho - Um dia cheio: Santo António, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Álvaro Cunhal, etc.

Pintura de Vieira da SilvaLissue Lumineuse
Vieira da Silva (n. em Lisboa 13 Jun 1908 -m. Paris 6 Mar. 1992)

13 de Junho é feriado em Lisboa (e noutras localidades portuguesas: Aljustrel, Cascais, Vila Nova de Famalicão e Vila Real), porque é Dia de Santo António de Lisboa (ou de Pádua) dia em que o santo português Santo António (Fernando de Bolhões) faleceu no ano de 1231.

Há 121 anos (13.06.1888) nasceu o grande poeta português Fernando Pessoa... tão grande que não coube em si próprio e teve de criar vários:
«Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim como em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive»

«(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)»

Excerto de Tabacaria

Há quatro anos atrás 13.06.2005 morreu outro grande poeta português Eugénio de Andrade, de quem transcrevemos de seguida o poema Adeus:

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus. »

Neste dia 13 de Junho mas do ano de 1908 nascia em Lisboa a pintora mais tarde naturalizada francesa, Maria Helena Vieira da Silva.

Há 51 anos (com 60 de vida) faleceu Vasco Santana, figura ímpar do nosso cinema.

Mas este é um dia de poetas Al berto outro poeta e editor português faleceu neste dia do ano de 1997. No mesmo dia da morte de Eugénio de Andrade (13.06.2005) falecia também o político português Álvaro Cunhal. Também em 13 de Junho mas de 1984 desaparecia António Variações e nove anos mais tarde a grande fadista Hermínia Silva. Há onze anos anos desapareceu o arquitecto brasileiro Lúcio Costa. Há treze o músico americano Benny Goodman e um ano depois a actriz americana Geraldine Page.

Mas muito mais ocorreu neste dia podendo saber (quase tudo) o que aconteceu aqui On this day in History

Seja ou não feriado para si, tenha um bom dia, com sorrisos, flores, e ... poesia!


0 comments: