Blog Widget by LinkWithin

2007-10-17

Portugal mais folgado no caminho da fase final do Europeu

Cazaquistão 1 - 2 Portugal

Makukula resolveu mesmo com botas emprestadas


Portugal conseguiu uma saborosa ainda que dificil vitória frente ao Cazaquistão e assim conseguir ganhar a margem que, principalmente, os empates em casa frente à Polónia e à Sérvia serviu para desperdiçar.

Portugal controlou o jogo mas a voluntariedade e pressão dos jogadores da casa puseram alguns problemas à equipa das quinas.

Aos 8' já depois do primeiro cartão amarelo exibido a um jogador do Cazaquistão, Portugal dispôs da primeira clara ocasião para marcar de Portugal: Deco isolou Hugo Almeida, mas o avançado português demorou muito tempo e acabou desarmado pelo defesa contrário.

Ao intervalo os lociais já tinham três cartões amarelos, Portugal tinha mais a posse de bola mas deparava-se allgumas dificuldades na organização de jogo ofensivo.

Na segunda parte por volta da hora de jogo e com pouca diferença de tempo entre elas Portugal fez duas substituições: Nani ( para o lugar de Maniche) e Makukula (em vez de Marco Almeida). O possante avançado português não poderia ter tido melhor estreia na equipa principal e a cerca de dez minutos do final concluiu de cabeça, da melhor maneira, um cruzamento da direita de Quaresma inaugurando o marcador. Aberto o marcador, o Cazaquistão cedeu definitivamente e Nani ao minuto 90 fez o cruzamento que Cristiano Ronaldo, sem marcação na área, aproveitou para fazer o segundo golo. Já em períodos de desconto o Cazaquistão por intermédio de Byakov reduziu a diferença.

Portugal sai desta dupla deslocação à Europa (?) de Leste(com uma dupla vitória e com o dever cumprido, ao contrário, do que acontecera em casa nos dois jogos anteriores em que estando em, posição de vencedor, cedeu (por medo,insegurança ou sobranceria) dois empates inesperados.

Agora Portugal tem em Novembro dois encontros em casa: frente à Arménia (jogo fácil) e frente ao competidor directo Finlândia e neste jogo basta, por enquanto, um empate para assegurar a qualificação (e até pode não ser necessário tanto).

É caso para dizer Uff!

Estádio: Estádio Tcentralny em Almaty
Árbitros: Jan Wegereef (Hol.)

Cazaquistão - Loria; Smakov, Kuchma, Zhalmagambetov e Irismetov; Karpovitch (Suyumagambetov aos 87') e Baltic; Larin (Lyapkin aos 35'), Zhumaskaliyev e Skorykh; Ostapenko.

PORTUGAL - Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Maniche (Nani 59'), Miguel Veloso e Deco; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Makukula 62') e Quaresma (João Moutinho aos 83').

5' Cartão Amarelo para Karpovich por falta sobre Miguel.
36' Cartão Amarelo para Irismetov.
39' Cartão Amarelo para Smakov, após falta dura sobre Cristiano Ronaldo.


0 comments: