Blog Widget by LinkWithin

2007-09-08

Sugestões de Leitura... em resposta a um desafio

Este post é para responder a um desafio de A Minha Matilde & Ca. sobre os últimos 5 livros que eu li.

Como sabem sou um apreciador de poesia e por isso as minhas leituras são dominadas por esse tema. Mais do que indicar livros que li, indico livros que estou a ler, porque estes livros de poesia, não são daqueles que se lêm de princípio a fim e depois se poem de lado definitivamente. São mais livros que se vão lendo... e relendo.

Assim, as minhas cinco indicações são:

  1. O pequeno e preciosíssimo livro: A Circulatura do Quadrado: Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa, Edições Unicepe, anda sempre comigo para todo o lado!

  2. A Poesia do Eu (volume 2 da Obra Essencial de Fernando Pessoa) – Edição Richard Zenith - Assírio & Alvim. Não é preciso dizer muito. Fernando Pessoa dispensa apresentações. É o livro que apresenta relativamente a Fernando Pessoa - seguindo o Prefácio de Richard Zenith – a «Poesia dos Vários Eus a que chamo Eu»

  3. Outro grande ( e este grande é também no sentido literal) livro de poesia que não se prescinde (mas este dificil de levar para todo o lado ... por causa da grossura...) é «Rosa do Mundo 2001 Poemas para o Futuro». Ainda não os contei, mas acredito que sejam 2001. Já li vários, várias vezes, admito que alguns ainda não tenha lido nenhuma... Sendo uma antologia universal é muito variado e, às vezes, ficamos surpreendidos com a interpretação que damos de um poema que já lemos e que noutra altura não teve o impacto que noutra altura damos.

  4. Porque as exigências profissionais actuais impõe uma actual e constante actualização em matérias relacionadas com a gestão e organização: Gestão da Qualidade – Tópicos avançados (vários autores) - Thomson. Assunto tão diverso da poesia, quem sabe se a qualidade não pode ser vista como uma forma de dar poesia (perfeição) às coisas reais?

  5. Por último e porque o pedido compreende cinco livros acrescento um outro que sofregamente li até cerca de 2/3 de modo praticamente ininterrupto e com grado entusiasmo e que sem mais não completei ainda. Prometo fazê-lo. Do nosso Prémio Nobel, com ideias de Iberização (que não partilho) José Saramago: As Intermitências da Morte - Editorial Caminho.

Um bom fim de semana a todos com flores, sorrisos e ... muita poesia


0 comments: