Blog Widget by LinkWithin

2007-07-29

Benfica perdeu com o Al-Ahly e a jogar assim...

Depois do jogo do centenário do Cluj da Roménia o jogo do centenário do Al-Ahly no Egipto. As mesmas esperanças antes do jogo. As mesmas desilusões e maiores preocupações ainda depois deste jogo.

Não se trata de um jogo mau, de um jogo que corre mal, de azar. Antes fosse isso. Trata-se de uma filosofia. Este sistema (que sistema?) não funciona. A duas semanas de jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões o Benfica é uma equipa banal. Sem velocidade, sem capacidade psicológica, sem extremos, sem organização ofensiva.

A primeira parte foi dominada pelos africanos que logo aos 4' tiveram mais um tónico: um penalty muito duvidoso (para não dizer inventado pelo árbitro egípicio) que Shadi Mohammed transformou. Mas a verdade é que só aos trinta minutos o Benfica criou perigo num remate à meia volta numa diagonal de Bergessio muito bem defendido pelo guarda redes egípcio. Depois ainda um rodopiar de Cardozo com remate de pé esquerdo a proporcionar mais uma grande defesa.

Na segunda parte com as substituições em ambas as equipas o Benfica melhorou. Deixou de haver dois trincos (saiu Katsouranis) entrou Rui Costa. O Benfica parecia postado em alterar o resultado e conseguiu-o, jogada pela esquerda, Rui Costa levantou para uma assistencia perfeita para Nuno Assis igualar. O Benfica estava por cima tinha tudo para ganhar... mas esta equipa tem problemas sérios de concencentração. Brincadeira na defesa Zoro não afasta, Nelson ainda faz pior e coloca a bola para isolar um adversário (Honsi) que face à saída (em falso) de Quim fez o 2-1 aos 63'.

Um golo incrível ainda pior que o 2-2 de Cluj, mas repete-se a história, acumulação de erros infantis. Depois a perder, a tónica do jogo inverteu-se outra vez. O Benfica sem qualquer capacidade de reacção e a não mostrar o que andam a fazer nos treinos. Como é possível desperdiçar 3 pontapés de canto sem criar perigo? Manuel Fernandes e Rui Costa directamente para fora e depois um marcado curto para se perder a bola pela linha lateral sem pressionar sequer a defesa adversária?

O problema do Benfica não é de jogadores... é de mentalidade e de filosofia! Quanto à saída de Simão, isso é para outras análises, mas sempre se diz que grande parte do dinheiro do Simão já foi gasto para comprar dois argentinos e um americano... sendo que, pelo menos um Fernando Santos já foi adiantando que era para ser emprestado... enfim!


0 comments: