Blog Widget by LinkWithin

2006-10-11

Portugal subjugado na Polónia

Polónia 2- 1 Portugal

E o incrível é que o resultado foi bem melhor do que a exibição


Qual Cristiano Ronaldo, qual Deco? Eusébio! Pois é dois golos de Euzebius Smolarek e quantas intervenções defensivas este jogador teve. O melhor jogador em campo.

Dois golos da Polónia nos dois primeiros ataques que conseguiu. O segundo golo então é caricato. Costinha abalrroa Ricardo Rocha e Smolarek isola-se (posto em jogo por Miguel) e 2-0 aos 18'. É claro que a partir daqui com os polacos entusiasmados e com um ambiente frenético, Portugal ficou afectado. Cristiano Ronaldo, que logo a seguir levou uma pancada após entrada feia que valeu o amarelo a Lewandowski, andou a queixar-se e nada fez. Deco em futebol curto não desiquilibrou face ao jogo físico, viril e diga-se muito mais veloz dos polacos e Portugal teve sorte em chegar ao intervalo a perder só por dois. Aliás aos 33' o 3-0 chegou a festejar-se mas a bola bateu na parte lateral interior do poste para percorrer a baliza mas por fora.

A dupla defensiva do meio-campo Costinha - Petit nunca funcionou e agora a ter que recuperar dois golos não era precisa.

Scolari também viu isso mas bastante tarde e só no inicio da 2ª. parte tirou Costinha para entrar Tiago. Mais tarde com Nani em vez de Petit, Portugal finalmente fez alguma coisa. No entanto, a Polónia a jogar detrás para a frente e em velocidade esteve sempre mais perto do 3-0 do que Portugal do 2-1.

A excepção foi aos 84' quando Nani isolou Cristiano Ronaldo que perante a saida do guarda-redes não soube fazer o golo. Já em tempo de desconto a bola metida para Simão na direita cruzamento para a área e Nuno Gomes a facturar dando uma expressão do resultado que só muita «água-benta» portuguesa se pode considerar justo. A Polónia ganhou-nos por muito mais do que um golo em termos de qualidade de jogo.

O árbitro alemão também ajudou à festa evidenciando sem disfarce um caseirismo incompreensível em jogos a este nível. O número 4 polaco por duas vezes viu perdoado o amarelo por faltas sobre Cristiano Ronaldo e Simão e andou sempre a atirar-se para o chão nos lances divididos com o árbitro sempre a decidir a favor da casa. Em contrapartida Simão foi ameaçado de expulsão e num lance de ataque português com Nuno Gomes puxado e a gerar-se uma confusão entre jogadores o português foi o único avisado. Mas mau de mais, mesmo, foi a selecção portuguesa.

Com os triunfos mormais caseiros da Sérbia e da Bélgica, e da Finlandia fora frente ao Casaquistão, Portugal tem muito que trabalhar para conseguir um dos dois primeiros postos classificativos.

Slaski, Chorzow
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha;)Aux - Harry Ehing, Volker Wezel , 4º Thorsten Kinhöfer

Polónia: Kovalevsky; Bronowicki, Golanski, Bak e Lewandowski; Blaszczycovski (Krzynóvek aos 65'); Smolarek, Sobolevski, Radomski, Zuravsky e Raziak (Matusiak aos 73')

PORTUGAL - Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Ricardo Rocha e Nuno Valente; Costinha (Tiago ao int.) e Petit (Nani 68'); Cristiano Ronaldo, Deco (Maniche 83') e Simão; Nuno Gomes.

Golos: Smolarek (2) aos 8' e 18', Nuno Gomes aos 90+2'
20' Cartão Amarelo para Lewandowski (Polónia).
22' Cartão Amarelo para Simão (Portugal).
90+3' Cartão amarelo para Kowolewsky (Polónia)


0 comments: