Blog Widget by LinkWithin

2004-11-29

Porto isola-se na liderança - Comentário à Jornada 12

O FC Porto ao bater em Setúbal o Vitória local por 1-0 (golo de Jorge Costa aos 24' após canto de Diego) isolou-se no comando da Superliga portuguesa. Após a aquisição de vantagem dos portistas o jogo foi marcado pela expulsão do autor do golo aos 43' fazendo com que na 2ª. parte o jogo perdesse qualidade já que o Porto limitou-se a defender perante a impotencia dos setubalenses em criar jogadas de perigo. O árbitro que tinha estado bem na 1ª. parte perdoou dois penalties na 2ª. parte primeiro contra o Vitória por corte c/ o braço dum defesa vitoriano, depois contra o Porto por falta sobre Meyong. O Porto venceu devido à sua coesão defensiva sendo a equipa com menos golos sofridos (apenas 7 em 12 jogos) da Superliga.

A jornada ficou marcada pela 2ª. derrota do Benfica (correspondendo apenas à 2ª. vitória em casa da União de Leiria) e a sua passagem para 3º. lugar a pior classificação desde o início do campeonato. Como se escreveu em artigo separado é visível a insuficiencia do plantel encarnado para fazer face à ausencia de dois ou três jogadores importantes como Miguel, Petit e Nuno Gomes. Por outro lado continua a faltar o número 10 (Robinho?).

O Sporting aproveitou bem para vencer com naturalidade e até convincentemente o Moreirense em casa por 4-1, com grandes golos, mas não deixou de passar por alguma tremideira quando os últimos classificados da Superliga reduziram para 2-1.Também clara foi a vitória do Boavista em casa frente ao Beira Mar por 3-0 tendo passado provisoriamente pelo comando da classificação entretanto destronado pela vitória do Porto. (quem diria ...após aqueles 1-6 frente ao Sporting!).

O outro grande vencedor da jornada foi o Sp. Braga que venceu fora o Belenenses por 2-1 e passou para o 4º. lugar em igualdade pontual com os encarnados da Luz. O Vitória de Guimarães também deu um excelente salto na classificação ( podendo diminuir o ambiente negativo envolvendo a equipa técnica) ao vencer fora o Estoril por 1-0.

O Rio Ave teve uma excelente vitória em casa por 4-1 frente ao Nacional e na luta da cauda classificativa o Penafiel derrotou a Académica por 3-1. Menos positivo para os locais foi o empate do Maritimo frente ao Gil Vicente, que evidencia uma recuperação lenta mas eficaz.

Na próxima jornada os três grandes podem ter uma jornada mais tranquila Benfica e Porto jogam em casa frente ao Estoril e ao Beira Mar, respectivammente,enquanto o Sporting vai a Coimbra defrontar a Académica que se encontra em zona de perigo. O Boavista joga frente ao último Moreirense, em casa deste.


0 comments: