Blog Widget by LinkWithin

2004-11-01

Futebol - Comentário à Jornada 8

O Sporting vencendo confortavelmente em Penafiel por 3-0, com dois golos de Liedson, recuperou mais dois pontos aos seus rivais Benfica e Porto. Este na Madeira após estar em vantagem desde o 1º. minuto em jogada ilegal (fora de jogo de Derlei com influência na jogada apesar de não tocar na bola), desperdiçou a vantagem de dois golos já em tempo de desconto, na sequência de dois pontapés de canto. Resultado justo, apesar do modo como foi consentido pelo FC Porto, que há cinco anos não desperdiçava uma vantagem de 2 golos. De registar ainda que o FC Porto não conseguiu um único pontapé de canto e houve a registar ainda um outro lance polémico com Adriano na grande área do FC Porto e em que as opiniões sobre se houve ou não penalty se dividem.

Em Barcelos o resultado de 1-1 entre Gil Vicente e Benfica também me parece justo.O Benfica desiludiu os seus adeptos na primeira parte ao dar a iniciativa de jogo aos gilistas, com o escalonamento de uma equipa muito defensiva, só com Nuno Gomes na frente e praticamente a jogar com dez dada a "ausencia" de Zahovic. Já não é tempo de colocar Geovanni de início, Sr. Trapattoni, face às fracas exibições de Zahovic?. Na segunda parte o Benfica teve de arriscar com as entradas de Karadas (em vez de Zahovic) e Geovanni (em vez de Amoreirinha) e melhorou alguma coisa encostando o Gil Vicente à defesa. Os jogadores do Benfica não podem é pensar que os prejuízos que sofreram nas arbitragens das jornadas anteriores lhes conferem créditos para as seguintes e aqueles pedidos de penalty por tudo e por nada custaram amarelos a Nuno Gomes e a Fyssas, com consequente expulsão para este por ser o segundo. Em tempo de descontos chegou ao empate em livre de Simão Sabrosa desviado na barreira e enganando Paulo Jorge que fez excelente exibição, salvando-se, com sorte, de uma derrota frente ao último classificado.

O jogo Belenenses-Boavista foi muito interessante e bem jogado, sorrindo a vitória ao Boavista quase no final, beneficiando também do facto de o Belenenses estar a jogar com dez.

O Rio Ave conseguiu a segunda vitória no Campeonato (3-1) frente à Académica e mantendo-se invencível a par do Porto.

O Estoril surpreendeu com a capacidade concretizadora ao golear por 5-0 o Beira-Mar, sem apelo nem agravo, conseguindo o resultado mais dilatado deste Campeonato até ao momento.

O Moreirense foi buscar um precioso ponto a Leiria ao impor um resultado nulo.

Faltam o Setúbal- Guimarães e o Marítimo-Braga. No primeiro caso uma vitória do Setúbal dar-lhe-á o comando da classificação a par do Benfica, o que traria um interesse extraordinário ao encontro de ambos na próxima jornada na Luz.

Julgo que este campeonato,com a fraca performance do Porto e as limitações do Benfica está mais aberto e outras equipas, para além dos três grandes, podem-se envolver na discussão dos primeiros lugares como o Vitória de Setúbal, Boavista, Marítimo ou Braga.

A próxima jornada será sensacional com o Benfica- Vit.Setúbal e o Porto-Sporting, não esquecendo que esta jornada será disputada após os jogos europeus da Liga dos Campeões e da Taça Uefa, no meio da semana. Ficaremos à espera...


2 comments:








Nothingandall

disse...

Este "post" foi republicado no blog sic dia seguinte no dia 1 de Novembro, 06:06 PM





Nothingandall

disse...

Nos jogos que faltavam para completar a Jornada 8 venceram as equipas caseiras. O Marítimo derrotou o Braga por 2-0 e no encontro entre vitórias foi o de Setúbal que fez jus ao nome vencendo por 1-0. Confirma-se assim o que referimos no artigo principal com a intromissão de Vitória de Setúbal e Marítimo nos lugares da frente, com especial realce para o Vitória de Setúbal que comanda a classificação a par do Benfica