Blog Widget by LinkWithin

2014-09-12

Como se podem influenciar conclusões através de estatísticas...

O jornal «A Bola» de hoje a propósito da seleção nacional de futebol e sobre a «performance« dos treinadores diz que «apenas Humberto Coelho, José Augusto, António Oliveira e Luiz Filipe Scolari têm médias de vitórias superiores» a Paulo Bento.

Em primeiro lugar importa dizer que até nem é verdade! A Bola apesar de apresentar na tabela os resultados do selecionador Manuel Luz Afonso que é, afinal, de todos, o que tem maior percentagem de vitórias: 15 em 20 jogos ou seja 75%, esquece-o no texto.

Não se percebe é porque se elegeu como critério de análise de «performance» do selecionador o número de vitórias num desporto em que existem três resultados possíveis: vitória, empate e derrota. Para o critério seguido pel'A Bola ter empatado ou perdido os jogos em que não se conseguiu ganhar passa indiferentemente quando bem se sabe que as conclusões que se devem tirar devem ser (e são!) bem diversas.

Assim, o critério de média de pontos obtidos (considerando um patamar mínimo de jogos disputados) é estatisticamente um critério muito mais adequado do que a % de vitórias. Neste caso atribuindo 3 pontos à vitória e 1 ponto ao empate (o que até já valoriza significativamente a vitória em relação ao empate quando se sabe que durante muito tempo a vitória correspondia apenas a 2 pontos e o empate a um) o ranking dos treinadores alterar-se-ia ficando Carlos Queiroz à frente de Paulo Bento.

A Bola, que considero a Bíblia do futebol, ultimamente tem vindo - no meu entendimento, é claro - a reduzir drasticamente o seu rigor de análise.

Para além de esquecer Manuel de Luz Afonso - o selecionador, esse sim, que teve maior percentagem de vitórias e também o de maior percentagem de pontos conquistados, merecendo o destaque no artigo (e sobre ele não há uma única referência!!!)- elege um critério (% de vitórias) que não atende aos três resultados possíveis do jogo. Enquanto a percentagem de vitórias de Paulo Bento é de 55,3% à frente de Carlos Queiroz que só teve 51% de vitórias, a realidade é que nos jogos em que não houve vitórias da seleção portuguesa Queiroz teve 16 empates e apenas 8 derrotas enquanto Paulo Bento teve 9 empates e 12 derrotas!

É um pequeno factor mas como dizia o outro faz toda a diferença!

Ranking de % de vitórias:

Manuel da Luz Afonso 75,0%
Humberto Coelho 66,7%
José Augusto 60,0%
António Oliveira 59,1%
Luis Filipe Scolari 56,8%
Paulo Bento 55,3%
Carlos Queiroz 51,0%
...

Ranking por média de pontos (V=3p. E=1p.)

Manuel da Luz Afonso 2,35 p
Humberto Coelho 2,17
José Augusto 2,07
António Oliveira 2,00
Luis Filipe Scolari 1,95
Carlos Queiroz 1,86
Paulo Bento 1,85
...


0 comments: