Blog Widget by LinkWithin

2013-02-15

Tomar ou levar no cu: eis a questão e o caso das faturas (na hora ou no 5º dia?)

“Queria apenas avisar que, se por acaso, algum senhor da Autoridade Tributária e Aduaneira tentar «fiscalizar-me» à saída de uma loja, um café, um restaurante ou um bordel (quando forem legalizados) com o simpático objectivo de ver se eu pedi factura das despesas realizadas, lhe responderei que, com pena minha pela evidente má criação, terei de lhe pedir para ir tomar no cu, ou, em alternativa, que peça a minha detenção por desobediência”, escreve Francisco José Viegas no seu blog A origem das espécies dirigindo-se ao «Caro Paulo Núncio» ou seja ao atual Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Admito que milhares de portugueses pensem semelhantemente mas só mesmo uma personalidade com responsabilidades culturais e políticas (a demisssão do cargo de Secretário de Estado da Cultura não implica o afastamento imediato delas enquanto figura pública) é que poderia escrever isso. Até porque admito eu grande parte dos portugueses (pelo menos, a norte) diria «vai levar...» em vez de «vai tomar»...

Quanto mais se sobe maior é a admissibilidade e tolerância para as asneiras que dizem e cometem... São os bancários... são os políticos... e ex-políticos...

Coitados dos governados... (e desempregados - já só faltam 70 mil para um milhão!) que, para além da sua situação real, têm de «tomar» com uma «élite» deste nível!

Já agora, se me acontecer a mim, eu exibirei a fatura mas se não a tiver direi para irem passear... e voltarem no prazo de cinco dias. Afinal, nos termos do artigo 36º nº. 1 alínea a) do Código do IVA « a fatura... deve ser emitida o mais tardar no 5º dia útil seguinte ao do momento em que o imposto é devido nos termos do artigo 7º.» Por isso...

-------------

Transcrição de alguns comentários à exigência de faturas encontrados na net:

 Hoje um Banco cobrou-me uma comissão e respectivo IVA e não me passou factura. Disse que era debitado na conta. Será que posso ser preso ao sair do Banco? (anónimo)

OH PÁ...VAI DAR BANHO AO CÃO! ISTO É TUDO TRETA...QUE ME VENHAM PEDIR A FACTURA Á SAÍDA DA TASCA, DEPOIS DE TER BEBIDO TRÊS OU QUATRO COPOS...QUE EU VOU PAGAR A CORRER A CONTRA ORDENAÇÃO. TENHAM VERGONHA...E PRENDAM QUEM ROUBA OS CONTRIBUINTES. E QUE TODA GENTE SABE QUEM SÃO ELES. (Fididido)
Fui hoje a uma clínica dentária e não me passaram factura, passaram-me um recibo (anónimo).


0 comments: