Blog Widget by LinkWithin

2013-02-14

Portugal (futebolístico) regressou aos mercados internacionais

Bayer 04 Leverkusen logoBenfica logoBayer 04


0-1


Benfica

Cardozo é grande goleador...


O Benfica acaba de vencer pela segunda vez (em vinte jogos disputados!) em terras alemãs. Depois do épico empate de 1994 a quatro golos frente a este Bayer Leverkusen que eliminou os alemães (após empate caseiro a um golo) e que os alemães por psicoterapia defensiva reecusam recordar, os encarnados de Lisboa (que desta vez jogaram de negro) mostraram que a cor deste Benfica é bem mais brilhante. O primeiro triunfo do Benfica na Alemanha também foi conseguido por Jesus: triunfo em Estugarda por 2-0.
Assim como os benfiquistam podiam ter aspirado a um triunfo por dois golos - Ola John em boa posição preferiu um chapéu que saiu de aba alta - os alemães tiveram algumas chances evidentes de golo, principalmente na segunda parte. No último dos três minutos de descontos Melgarejo assegurou o triunfo evitando que um chapéu sobre Artur tivesse terminado dentro da baliza.
Em clima frio e a neve a cair durante todo o encontro o Benfica começou bem o jogo, personalizado, a jogar no campo todo mas terminou a primeira parte já em postura defensiva após a lesão de André Gomes ter sido substituído pelo frio Enzo Perez.
Na segunda parte os alemães assumiram mais uma postura ofensiva e o Benfica jogou com o bloco mais baixo mas a criatividade dos jogadores da frente Gaitán mais os alas Ola John e Urreta (substituído, entretanto, por volta da uma hora de jogo por Salvio) dava esperanças para a marcação de um golo.

Os alemães estiveram perto de ganhar vantagem numa jogada de alguma confusão na área benfiquista mas foi o Benfica a marcar aos 61'. Um cruzamento atrasado da direita por André Almeida para a marca de penalty com Cardozo (que souplesse!) a sentar o defesa central com um toque e a desviar a bola do guarda-redes com outro! Em terras da senhora Merkl o Benfica demonstrava que (mesmo sem dinheiro) era digno de crédito...



Os alemães responderam em busca do empate e remataram muito (vinte e cinco remates em todo o jogo) mas apenas cinco dirigidos à baliza ou seja tantos os quantos a equipa poruguesa também granjeou fazer (em nbove tentativas). Em termos disciplinares foram três cartões para os alemães (um por protestos a Kiessling após marcação de um fora de jogo, aliás bem assinalado). Aliás, avance-se que a equipa de arbitragem espanhola esteve muito bem e não cedeu às pressões exercidas sobre Luisão (o tal grandalhão que durante a pré-época, em jogo particular, deu um encosto ao árbitro e pô-lo KO!).
Este resultado abre boas perspectivas para o apuramento mas não pode haver excessos de confiança porque esta equipa alemã pareceu bem melhor a jogar nas transições ofensivas do que em ataque planeado. Mas tendo ganho em Leverkusen (com cerca de cinco mil portugueses a manifestarem-se ruidosamente) ao Benfica basta empatar mesmo sofrendo golos, Por isso... 

Ficha do jogo:
UEFA Europa League Round of 32
14 February 2013, 19:00 CET (18:00 em Portugal)
Estádio BayArena em Leverkusen
Árbitro:  Antonio Mateu Lahoz (ESP)

Bayer 04: Leno, Hosogai (Boenisch 82'); Wollscheid, Schwabb, Hegeler;  Bender, Rolfes, Castro (Milik 70'), Schürrler (Sam 46'), Kiessling.

Benfica: Artur, André Almeida, Luisão, Garay e Melgarejo; Matic, André Gomes (Enzo Perez 42'), Ola John e Urreta (Salvio 57'), Gaitán, Cardozo (Lima 72') 

Golos: Cardozo 61' 0-1;
Disciplina: 45' Melgarejo vê o cartão amarelo por travar um contra-atque ainda na zona do meio-campo;
53' Cartão amarelo para Bender;
73' Cartão amarelo para Gaitán por agarrar com veemência um adversário;
76' Cartão amarelo para Kiessling por protestos;
81' Cartão amarelo para Milic.


0 comments: