Blog Widget by LinkWithin

2012-05-23

Benfica é o campeão nacional de Basquetebol

Porto 53 - 56 Benfica

O Benfica ganhou a finalíssima no Dragão Caixa e, assim com dois triunfos em casa do ex-campeão a equipa encarnada sagrou-se campeã nacional da época desportiva 2011/2012. Um jogo de muitos nervos com um primeiro período equilibrado. O maior número de turn-overs do Porto foi compensado com maior número de ressaltos ofensivos mas o Benfica comandava o marcador no final dos primeiros dez minutos por 19-17 com triplos de Diogo Carreira e Ted Scott no final do período a dar essa vantagem.

O segundo período foi catastrófico para o Porto. Se no início desse segundo período as falhas na concretização foram de ambos os lados o Benfica melhorou e ganhou por 13-4 com os quatro pontos a serem marcados exclusivamente por Stempin e sempre de lance livre mas desaproveitando quase sempre um dos dois lançamentos.

Ao intervalo a vantagem do Benfica era assim de onze pontos 32-21, nada para garantir o triunfo mas relevante se considerarmos a fraca produção de pontos de ambas as equipas. O Porto tinha de recuperar 11 quando só marcara durante a primeira parte 21.
A verdade é que o Porto apareceu logo a recuperar 4 pontos fazendo 25-32 mas a seguir foi a vez do Benfica chegar à diferença máxima quando Scott fez o triplo que pôs o marcador em 27-40! As defesas mantinham-se muito agressivas o marcador lá avançava de vez em quando quase sempre intercalado com falhas ou com as equipas a deixarem expirar o tempo de ataque. O Benfica adianta-se no marcador com dois lances livres de Heshimu a pôr o score em 33-45! O Porto recupera na parte final, ataque encarnado (mais um) a expirar o tempo de lançamento e Stempin de lance livre a reduzir para 37-45 sendo o melhor marcador portista, então com 14 pontos.  Final do 3º. período com mais um lançamento portista a pôr o resultado em 39-45.
A posse de bola no início do 4º. período foi encarnada mas Frederick Gentry desastroso na concretização(acabaria o jogo com 6 pontos ainda assim mais um ponto do que Seth Doliboa!) desperdiçou. No lado do Porto Diogo Correia, que esteve muito bem no 3º. jogo na Luz, não foi muito feliz neste; beneficiando de três lances livres (sofrera falta na tentativa de um triplo) conseguiu dois pontos. O Benfica agora também pressionado pelo público deixava evaporar gradualmente a preciosa vantagem adquirida e um triplo de Miranda colocou o Porto a 3 pontos (44-47). Doliboa marca apenas um de dois lances livres e a vantagem encarnada passa para 4 para logo depois ficar reduzida a um quando Carlos Andrade conseguiu um triplo. A vantagem encarnada era mínima mas Doliboa respondeu, de imediato, também com um triplo e terá sido este o lance que manteve o Benfica na corrida do título 47-51. A 3' 32'' do fim José Costa com dois lances livres falha um, o Porto ganha o ressalto ofensivo mas não marca. A 3' 00'' do fim 48-51. Uma marcação baixíssima.
O desacerto continuou ao ponto de só a 19 segundos do fim o resultado mexer para 50-51 com dois lances livres de Greg Stempin. Falta rápida dos portistas mas sobre o base Diogo Carreira que não treme e põe o resultado em 50-53 a 17'' do fim. Pedido de desconto do Porto e na reposição de bola há uma enorme asneira com os portistas a perderem a bola. Falta sobre Doliboa a 14'' com o americano do Benfica a marcar apenas um ponto mas suficiente para requerer, no mínimo, duas posses de bola aos portistas para neutralizar a desvantagem. Na primeira João Santos faz o triplo e pôe o marcador em 53-54 a 4" do fim com posse de bola para o Benfica. Carlos Lisboa pede desconto de tempo e assim a bola é reposta ao lado no meio-campo portista. Irá o Porto fazer uma falta rápida e tentar mais uma posse de bola? Na tentativa de marcação Norris fica livre debaixo do cesto e desta vez não falhou - os únicos dois pontos marcados deste jogador - 53-56! O tempo muito escasso não deu para uma tentativa de triplo com hipóteses de sucesso para a equipa da casa.
Um jogo de luta, muito aguerrido, mas com um marcação baixíssima; atiradores desinspirados. Decisivo para o desfecho a ineficácia portista no segundo período do jogo com apenas 4 pontos em dez minutos (e todos de lance livre)! Carlos Lisboa agora como treinador volta a ser campeão nacional e o Benfica reconquista o título o terceiro nos últimos quatro anos!

O que é lamentável é que a Taça não pôde ser entregue no recinto e os festejos tiveram de ser no balneário. O SLB SLB SLB **lhos da puta era o slogan dos portistas. Mas já estamos habituados... lamentável é que apesar da legislação sobre o fair-play desportivo não aconteça nenhum castigo. As autoridades são moucas... (ou os portistas mandam... como a rábula da transmissão do jogo que foi feita pelo Porto Canal quando a Federação atribuira os direitos televisos à Sport TV! ).


0 comments: