Blog Widget by LinkWithin

2012-02-24

Acalentar meninos - Teófilo Braga

Embala, preta, embala
Menino do teu senhor;
Canta-lhe bem amoroso,
Anima-lo com amor.
Embala, preta, embala,
Como o fez San José,
Que os anjos cantarão:
Pater nostre domine.

San José, a trabalhar,
Embalava com seu pé:
«Calai-vos, Jesus Menino,
Nascido em Nazaré,»
Meu San José, acudi
Dai-me da vossa graça,
Com que enxugue ao meu menino
Suas lágrimas de prata.

Embala, preta, embala,
Como a Virgem faria,
Que os anjos cantarão:
«Gratia Plena Ave-Maria».
Cantigas cantou a Virgem
Quando embalou Jesus:
-Calai-vos, meu bento filho,
Que haveis de morrer na cruz.
Nossa Senhora, acudi,
Dai-me o vosso tesouro,
Com que cale o meu menino
Que chora lágrimas de ouro.

in Cem Poemas Portugueses sobre a Infância, selecção, organização e introdução de José Fanha e José Jorge Letria, Terramar

Joaquim Teófilo Fernandes Braga nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores a 24 de Fevereiro de 1843 — m. Lisboa, 28 de Janeiro de 1924. Presidiu ao primeiro governo republicano e foi Presidente da República em substituição de Manuel de Arriaga, exercendo o cargo no período compreendido entre 29 de Maio de 1915 e 4 de Agosto do mesmo ano.


0 comments: