Blog Widget by LinkWithin

2012-01-08

Benfica goleia a União de Leiria e isola-se no primeiro lugar

União de Leiria logoBenfica logoU. Leiria

0-4

Benfica



A réplica da União de Leiria só durou a primeira parte

Em jogo de extrema importância tanto mais que Sporting e Porto empataram ontem o Benfica apresentou-se sem Aimar e sem Gaitán (que, por impedimentos físicos, nem no banco se sentaram) o que não deixou de preocupar a mole benfiquista que encheu o Estádio da Marinha Grande. Em contrapartida a aposta de Jesus na dupla de avançados Cardozo e Rodrigo não podia deixar de preocupar Manuel Cajuda que jogou com um trio de centrais.

A equipa leiriense iniciou o jogo com grande velocidade, muita pressão e disponibilidade física dos seus jogadores pondo o jogo num ritmo alto e exigindo uma resposta dos encarnados de idêntico nível, e com concentração competitiva. A equipa da casa dispôs de uma grande oportunidade de golo aos 8' com o rápido Djaniny a ganhar posição na área a ser estorvado por Garay mas ainda assim a finalizar em termos de bater Artur mas apareceu Maxi Pereira a evitar que a bola transpusesse a linha de golo.

Foi feliz o Benfica que logo a seguir numa jogada pela esquerda em velocidade criou desequilíbrios na defesa leiriense  que ainda tirou a bola da área mas para Bruno César recolher levantando-a para disparar não deixando hipóteses para Gottardi, inaugurando o marcador.

Os minutos subsequentes demonstraram que a equipa leiriense não se amedrontou com o golo mantendo um ritmo vivo no jogo e grande disponibilidade física impondo à equipa do Benfica e especialmente ao seu meio-campo grande esforço e atenção. Certo que também logo se desconfiou da possibilidade de esta capacidade se manter durante a segunda parte.

Aos 24' Rodrigo, bem servido por Cardozo, poderia ter arrumado com o jogo bem mais cedo, mas Gottardi saiu quase ao limite da área e com o corpo evitou que o remate do espanhol nascido no Rio de Janeiro tivesse sucesso.

A segunda parte foi diferente e praticamente toda dominada pelo Benfica. A substituição ao intervalo de Patrick por Jô fragilizou mais a defesa leiriense. Logo no reatamento Gottardi opôs-se a Rodrigo e à recarga deficiente de Cardozo mas pouco depois Rodrigo vem ao meio campo defensivo recuperar uma bola para  fazer uma transição rápida com um passe linear para Cardozo disparar de pé esquerdo fazendo um grande golo. Com 0-2 o jogo ficou resolvido...

Com o Benfica praticamente a jogar em casa os locais perceberam que  não tinham capacidade para se opor ao poderio benfiquista que com o jogo de feição passou a evidenciar a grande capacidade de alguns dos seus jogadores. Bruno César em destaque, após jogada colectiva envolvente iniciada pela esquerda em Nolit,  libertopu Rodrigo para um desvio subtil frente a Gottardo e fazer o terceiro golo.

Aos 71' Jesus substituiu o paraguaio goleador por Saviola e dois minutos depois o Benfica goleava com a marcação do quarto golo, segundo da autoria de Rodrigo, iniciada num passe de calcanhar de Bruno César libertando Maxi Pereira na direita que fez um cruzamento assistência de morte para Rodrigo bisar.

Jô teve uma iniciativa rematando de fora da área mas fazendo passar a bola por cima da barra e tiraria ainda o cartão ammarelo a Javi Garcia (quinto que o  impede de defrontar o Votória de Setúbal).

As substituições que se seguiram, mais de rotação de jogadores no caso dos encarnados,  já nada podiam alterar significativamente num jogo que se iniciou com uma auréola de dificuldade e que se concluiu com expressivo resultado levando o ataque encarnado a ser o mais goleador da Liga superando o Porto.

Aos 88' na marcação de um livre por falta de Luisão (que também viu amarelo) Artur com boa defesa evitou que Schaffer tivesse marcado o golo de honra da equipa da casa.

A arbitragem comandada pelo bracarense Cosme Machado não teve problemas de maior num jogo em que os jogadores lhe facilitaram a vida.

Na próxima jornada o Benfica joga em casa frente ao Vitória de Setúbal, o Porto recebe o Rio Ave enquanto o jogo maior da jornada é o Braga-Sporting.

Jogo no Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Cosme Machado (Braga)
UD LEIRIA: Gottardi, Ivo Pinto, Marco Soares, Edson, Patrick (Jô ao interv.), Manuel Curto, John Ogu, Tiago Terroso (Ruben Brígido 81'), Marcos Paulo, Elvis (Shaffer 81'), Djaniny.

BENFICA (Titulares): Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García (Matic 81'), Witsel, Nolito, Rodrigo (Rodrigo Mora 79'), Bruno César, Cardozo (Saviola 71')

25' Cartão Amarelo para Djaniny (UD Leiria).
43' Cartão Amarelo para Edson (UD Leiria).
62' Cartão Amarelo para Javi García (Benfica).
87' Cartão Amarelo para Luisão (Benfica).


0 comments: