Blog Widget by LinkWithin

2011-12-05

Jorge de Jesus e Benfica candidatos ao Prémio Nobel da Paz

É verdade. Os leitores regulares do Nothingandall ter-se-ão apercebido que na passada sexta-feira não viram aqui referência ao jogo da Taça de Portugal entre o Marítimo e o Benfica em que os encarnados de Lisboa sofreram a primeira derrota da época e foram, portanto, eliminados da prova. Com efeito, o Benfica não manteve o estatuto de única equipa invicta entre as equipas participantes das provas europeias de futebol. Mas o Nothingandall sempre na linha da frente da informação futebolística (e não só...) sabe que houve razões muito fortes para essa derrota. É que para além das exclusões de Cardozo (castigado), Luisão (lesionado) e Artur (face à normal rotatividade dos guarda-redes nestas provas), Jorge de Jesus deixou no banco Maxi Pereira, Javi Garcia e Aimar! Ou seja do onze inicial de Alvalade faltaram cinco...

Vejam lá que até Capdevilla, que finalmente tinha hipóteses de justificar algum do dinheiro que ganha, foi dispensado para estar na Ucrânia no sorteio do campeonato da Europa em vez de substituir a peça mais frágil da defesa do Benfica - Emerson.

Na realidade, essa derrota fez parte do cumprimento de um planeamento estratégico da paz! Isso mesmo...

Ao intervalo o Benfica vencia por 1-0 com um golo de penalty por pretensa falta sobre Nolito que Saviola tentou falhar - o guarda-redes do Marítimo adivinhou o sítio para onde a bola foi rematada esteve quase a defendê-la mas deixou-a, afinal, ultrapassar a linha de golo. Ó Paulo Batista vai-te lixar... para que assinalaste este penalty? Eu quero um é para a semana... este foi contra os interesses do Benfica. Mas isso também já nós estamos habituados... Só faltava ver um árbitro a apitar a favor do Benfica... até os supostos árbitros benfiquistas (leia-se P.P. ou seja Pedro Proença), fartam-se de nos prejudicar.

De facto, Jesus ao intervalo teve que dar um sermão aos jogadores porque eles não tendo jogado grande coisa na primeira parte ainda assim estavam a ganhar face a uma frágil oposição maritimista e ao tal penalty...

Na segunda parte sim, os locais passaram a jogar alguma coisa e Matic, apesar da envergadura física, desapareceu... o craque Rodrigo falhou isolado o segundo golo - finalmente cumprindo as orientações do treinador -, Rúben Amorim passa a ser um buraco na defesa, seguindo igualmente as instruções do treinador que quis demonstrar por que razão o considera suplente e poucas vezes o mete a jogar, Jardel que ganhara, na primeira parte, por antecipação todos os lances a Babá e Sami passa a chegar (sempre) tarde e Jorge de Jesus, mesmo assim, começa a ficar chateado porque querendo meter Aimar continua a ver a equipa a ganhar por 1-0.

Teve de tardar minutos e mais minutos até que o Marítimo finalmente inverteu a marcha do marcador... com um golo de Roberto de Sousa do meio-campo... e outro de Sami que chegou primeiro do que Jardel e Garay a um lançamento comprido, ficando Eduardo a meio caminho.

Até que enfim suspirou Jesus... e, então, meteu Aimar. Aimar que teve tempo de falhar dois golos feitos rematando ao lado em lances em que se encontrava na pequena-área.

Estavam assim cumpridos os objectivos de Jesus e do Benfica e que dão título a esta crónica: candidatos ao Nobel da Paz!!! Isso mesmo!!! Por precaução, prevenção ou profilaxia o Benfica preferiu ser derrotado no Funchal do que causar perturbações graves com a sua presença em Alvalade nos quartos de final da prova.

Depois do incêndio real no Estádio da Luz no recente Benfica-Sporting e ainda da gasolina atiçada para o fogo que se revestiram as declarações do presidente e dum vice-presidente do clube leonino, Jesus e o Benfica preferiram uma atitude de paz: perder no Funchal e assim evitar um escaldante Sporting-Benfica... Ahh haa hahaaha...

Nem rábulas de bilhetes, nem "gaiolas" para os adeptos das "águias" (para contrapor às "jaulas" para os "leões"), nem mais expulsões (para Cardozo ou outro qualquer benfiquista...). Ganha o Sporting por falta de comparência do Benfica... e há paz, muita paz!

PS: Isto é tudo muito bonito mas o Jesus que se ponha a pau e não queira repetir a gracinha no próximo jogo do campeonato, na Madeira, contra este mesmo Marítimo: uma nova derrota e aí em vez de Prémio Nobel da Paz, vai ter que se haver com tumultuosas revoltas dos adeptos benfiquistas... cuida-te Jorge... para planeamento estratégico da derrota já chegou o jogo da Taça.

Ficha do jogo aqui


0 comments: