Blog Widget by LinkWithin

2011-11-15

Foram seis podia ter sido uma dúzia! Portugal completa o lote de 16 para a fase final do Euro 2012

Bosnia Herzegovina flagPortugal flagPortugal
6-2
Bosnia and Herzegovina



Pareceu que os amigos da Sra. Merkl nos queriam ver fora do Euro...


Último round decisivo para a presença no Euro. Como de costume Portugal adia as decisões sempre até à última hora. Como não havia mais prorrogações de prazo, toca a trabalhar.

Estádio da Luz não esgotou mas estava com boa assistência (cerca de 50 mil). Portugal começa bem e cria lances de perigo logo aos 2' e aos 5'. Aos 8' falta sobre Cristiano Ronaldo, em posição frontal e é Cristiano Ronaldo que vai marcar o livre ... GOLO! Um míssil...

Bósnios lentos e sem ideias, parecem surpreendidos. Portugal carrega, Nani interna-se pela zona central e outro míssil. Grande Golo! Maior ainda do que o primeiro se os golos têm tamanho... 2-0 aos 24' e quase certeza de que vamos ter uma noite descansada.

Portugal agora descansa um tanto e a equipa visitante respira melhor. Cruzamento da esquerda e Dzeko de cabeça atira à barra... mas estava em posição irregular que a arbitragem assinala.

João Moutinho aparece em boa posição pela direita tira o guarda-redes da frente mas perde ângulo pode ainda atirar para a baliza prefere uma assistência para Ronaldo mas a bola não chega ao destino.

Ronaldo grande jogada dá para Postiga este vai antes para o penalty... não, o árbitro mostra amarelo ao avançado português.

Primeira intervenção de Rui Patrício e... penalty contra Portugal. Incrível uma bola praticamente perdida Coentrão parece afastado em falta e desequilibrado com o braço no ar e a bola bate-lhe no braço a arbitragem prefere assinalar a mão em vez do empurrão ao defesa português e a Bósnia reduz por Misimovic... Quem diria? Vamos para o intervalo com uma vantagem mínima quando as estatísticas são arrebatadoras: 9-2 em remates, 4-0 em pontapés de canto, 7-16 em faltas, 56%-44% em tempo de posse de bola.

Portugal começa a segunda parte a ganhar pontapés de canto atrás de pontapé de canto mas não cria perigo nestes lances. Recuperação de bola no meio-campo e João Moutinho lança a desmarcação de Cristiano Ronaldo.., aí vai ele em velocidade isola-se e Golo (53'). Está lá dentro e Portugal descansa novamente. Lulic é expulso por protestos quanto à validação do golo e Portugal tem a tarefa ainda mais facilitada.

Cristiano na área arranja a bola e um defesa - Pepac- corta com o braço. Penalty monumental e ... nada. Inacreditável. Como é possível não assinalar este penalty?

Aos 63' Paulo Bento mexe pela primeira vez na equipa entrando Rúben Micael para o lugar de Raul Meireles e na Bósnia sai Pianic dando o lugar a Muhamed Besic

Logo a seguir golo da Bósnia, Spahic em clara posição de fora de jogo... Senhores da UEFA esta arbitragem é uma vergonha!!!!

Dzeko provoca o público e vê cartão amarelo. Este Postiga não faz nada digo eu. Porque será que ele (entenda-se o treinador) não mete o Hugo Almeida?

Cristiano outra vez pela esquerda após combinação com Fábio Coentrão dá para o meio para Rúben Micael e passe extraordinário deste para a desmarcação de Postiga que de primeira enfia a bola na garagem! GOLO 4-2 e outra vez descomprimimos. Agora já não há hipóteses.

Aos 79' Pepac outra vez com a mão corta uma jogada de perigo - pensava que estava isento - mas agora foi fora da área e o árbitro assinalou. Cristiano ou Miguel Veloso? Miguel Veloso bate em jeito por cima da barreira ao primeiro poste, o guarda-rerdes nem se mexe... Já lá vão 5!!!

E mais um, de cabeça Postiga após cruzamento da esquerda de Coentrão. A equipa de Safet Susic está completamente derrotada e sem argumentos... Vamos chegar aos dez?

Qual quê? Paulo Bento está com medo deles? Tira um ponta de lança (Postiga) e mete um médio (Carlos Martins)? Como é possível?

E ficou assim... só seis!!!
porque Coentrão de cabeça! viu o guarda-redes defender e evitar o golo...
porque Ruben Micael isolado faz a bola passar por cima do guarda-redes mas sai ao lado;
porque... o árbitro não marcara aquele penalty clamoroso...
porque... com tantas interrupções (golos, cartões amarelos, substituições), o árbitro só concedeu um minuto de compensação.

Enfim ... a crise passou por uns dias. Dará até ao próximo fim de semana ou o Ministro das Finanças vai falar outra vez?

Fica uma certeza esta Bósnia nem aos calcanhares chega da selecção de Portugal. Enfim eu, se pudesse, trazia Dzeko para o nosso lado e bastaria. Cristiano Ronaldo é um grande jogador e finalmente fez uma grande exibição na selecção nacional.

A arbitragem alemã não sei se recebeu instruções da senhora Merkl mas pareceu que nos queria ver fora do Euro ... literalmente. Má arbitragem com erros capitais: um penalty contra, um golo contra em fora de jogo... um penalty a favor não assinalado... Não fosse o desnível entre as equipas... e estaríamos a comentar esta arbitragem eternamente...

Ficha do Jogo:
Play-off for Final Tournament, Second leg - 15/11/2011 - 21:00 em Portugal -
Estádio da Luz
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
BÓSNIA E HERZEGOVINA: Begovic; Zahirovic, Jahic, Spahic e Papac; Rahimic (Darko Maletic 56'), e Haris Medunjanin; Lulic, Misimovic e Pjanic (Muhamed Besic 64'); Dzeko.

PORTUGAL: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Moutinho, Raúl Meireles (Ruben Micael 63'), Miguel Veloso, Nani (Ricardo Quaresma 83'), Hélder Postiga (Carlos Martins 84'), Cristiano Ronaldo.

Golos: 1-0 Cristiano Ronaldo 8'; 2-0 Nani 24'; 2-1Misimovic 40'; 3-1 Cristiano Ronaldo 53'; 3-2 Spahic 65'; 4-2 Postiga 72'; 5-2 Miguel Veloso 80'; 6-2 Hélder Postiga 82'
Disciplina:
22' Cartão amarelo para Spahic (Bósnia e Herzegovina), por protestos.
37' Cartão amarelo para Hélder Postiga (Portugal), por simular grande penalidade.
40' Cartão amarelo para Fábio Coentrão (Portugal) no lance de penalty
44' Cartão amarelo para Rahimic (Bósnia e Herzegovina).
51' Cartão amarelo para Haris Medunjanin (Bósnia e Herzegovina), por falta sobre Raul Meireles.
68' Cartão amarelo para Dzeko (Bósnia e Herzegovina), por protestos.
77' Cartão Amarelo para Rúben Micael (Portugal).
79'Cartão amarelo para Papac (Bósnia e Herzegovina), por mão na bola à entrada da área.

Nos outros três jogos do play-off que tinham já desfecho sentenciado, curiosamente, nenhuma equipa que jogou em casa venceuficou já quase sentenciada a decisão final face ao desequilíbrio verificado no marcador:
Croácia 0-0 (3-0) Turquia
Montenegro 0-1 (0-2) - Rep. Checa
Rép. Irlanda 1-1 (4-0) Estónia


2 comments:








Anónimo

disse...

Isto sim. Crítica clara, concisa.
E tanto comentador com conversa de chacha! Porque não te convidam, Fernando?
Abraço,
Rui





Amélia

disse...

Aquilo de que mais gostei foi ver o público, no final, cantar o nosso Hino - e os jogadores corresponderem.de resto, concordo consigo...
E não poso esquecer que devemos a um brasileiro o facto de todos -jogadores e público- saberem cantar o hino nacional.
É o que nos vale,- porque enquanto via o jogo na Tv,corriam aquelas letrinhas por baixo a falar das nossas desgraças.