Blog Widget by LinkWithin

2011-11-02

Benfica empata com suiços em casa e adia decisão de apuramento para os OItavos de Final da Champions League

FC BaselBenfica logo

SL Benfica

1-1

FC Basel


Rodrigo marcou cedo... faltou outro golo

O Benfica tinha problemas a resolver no onze inicial face à lesão de Javi Garcia e ao impedimento (castigo) do lateral esquerdo Emerson. Matic ocupou naturalmente o lugar de pivot defensivo e a lateral esquerdo a opção recaiu na estreia de Luís Martins. Assim, o Benfica tinha um português no onze inicial. Jesus surpreendeu ainda com a aposta em Rodrigo (em detrimento de Cardozo)...

Mas os suiços também tinham problemas. No ataque nem Strella nem Frey e por isso o perigo teoricamente vinha de Xaquiri.

O Benfica (como sempre esta época) começou o jogo em grande! Rodrigo dispara para desvio do guarda-redes Sommer e a bola a bater ainda no poste. Depois aos 4' de um lançamento da linha lateral feito por Maxi Pereira, cabeçada de Gaitán e Rodrigo puxa a culatra atrás e de pé esquerdo dispara um míssil teleguiado na diagonal ao ângulo superior da baliza inaugurando o marcador.

Depois cedo começou a antipatia com a equipa de arbitragem espanhola. Um remate de longe bate num defesa vai para fora o guarda-redes tenta ainda controlar a bola no alto (claramente fora de campo) a bola ainda bate no chão totalmente para além das marcações do campo de jogo, mesmo à beira desses «palhaços» auxiliares que nada fazem e o jogo prossegue (sem o competente pontapé de canto). Maxi Pereira vai à linha de fundo um defesa corta a bola com o braço e de novo não há nada (em lance bem pior do que o do célebre penalty de Abel Xavier no Euro). O Benfica com Aimar a pautar as jogadas ofensivas foi criando e desperdiçando algumas boas oportunidades...

Depois... é o costume desta época... a equipa baixa de rendimento, os suiços começaram também a querer contrariar um resultado desfavorável e a primeira parte já terminou com o Basileia através de um canto (inexistente) e de um livre a ameaçar a baliza de Artur.

Esta ameaça ganhou contornos de maior perigo com dois cartões amarelos exibidos a jogadores do Benfica por protestos com a arbitragem espanhola. Ja bem sabemos que de Espanha não vêm bons ventos nem bons casamentos e este árbitro espanhol pareceu inclinado mais em defender o capital da praça financeira suiça (que também é a sede da Uefa) do que contrariar a crise ibérica. O jogo terminou com 18 faltas assinaladas ao Benfica e apenas 6 contra os suiços, com 4-2 em cartões amarelos

Aimar e Garay (este já após o apito para o intervalo) viram amarelos o que igualou os dois cartões mostrados a suiços mas estes por faltas bem vincadas sobre jogadores encarnados.

Na segunda parte Aimar desapareceu, Witsel está a baixar de forma, Luís Martins lá se ia desenrascando mas Xaquiri passou por ele (tal como havia passado por Emerson no jogo da primeira mão) junto à linha de fundo e originou uma grande oportunidade para os suiços empatarem.

O treinador encarnado (em maior rigor o habitual adjunto Raul José, porque Jesus esteve fora do banco por castigo) amedrontou-se e substituiu o jovem jogador por Miguel Vítor (vá lá continuamos com um português em campo). A entrada deste coincidiu praticamente com o empate e contrariando as previsões o golo nasceu do lado esquerdo. Chipperfield muito tempo com a bola na esquerda, sem pressão de ninguém, deu para olhar e ver a progressão de Huggel que atacou de primeira a bola metendo-a dentro da baliza de Artur. Ainda com mais 25 minutos para jogar e o Benfica em plano descendente temeu-se que os suiços ambicionassem ganhar.

Com a saída de Aimar (entrada de Cardozo) e mais tarde de Gaitán (por Nolito) o tempo de posse de bola passou pronunciadamente a ser favorável à equipa suiça.

Rodrigo ainda teve uma excelente oportunidade para repor o Benfica em vantagem aparecendo isolado, após abertura de Axel Witsel, a contornar o guarda-redes mas perdendo ângulo finalizou à malha lateral exterior.

De qualquer modo a ambição dos visitantes também foi limitada fazendo três substituições nos últimos 10 minutos e duas delas apenas para fazer passar o tempo, numa altura em que a quebra física dos encarnados punha em aberto todos os resultados para o jogo. No final o contentamento da equipa visitante, estranhamente, era bem visível enquanto os encarnados saíam visivelmente menos satisfeitos...

Este empate face ao triunfo do Benfica na Suiça continua a a colocar os encarnados na rota da qualificação para os oitavos de final e em vantagem frente ao Basel no confronto directo mas na próxima ronda o Benfica desloca-se a Manchester (que venceu hoje o Otelul Galati por 2-0 passando a comandar o Grupo) e em caso de derrota em Manchester os suiços igualam os encarnados em pontos se ganharem na Roménia. Depois fica tudo adiado para a última etapa em que o Benfica terá de ganhar ao Otelul porque senão ficará pendente do resultado do Basileia frente ao Manchester em casa. Ou seja o Benfica podia (e deveria) ter resolvido a questão hoje (com a vantagem de que continuaria a comandar a classificação) e o mais certo é tudo ficar adiado para a última hora. Bem pior está o Porto que já perdeu duas vezes na Champions e desta vez frente a cipriotas... lá se vão os índices de Portugal na Europa. Esperemos por Braga e Sporting nos jogos de amanhã...

Agora é preciso recuperar fisicamente para o forte jogo de Braga, se bem que a equipa bracarense tenha de jogar amanhã com o Maribor, para a Liuga Europa, o que significa que terá menos 24 horas de descanso do que o Benfica. Mas para esse jogo o empate não é opção...

UEFA Champions League
Group stage (Group C) 4th Round
Estádio da Luz)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP)
Assistentes: Roberto Alonso Fernández (ESP) e Jesús Calvo Guadamuro (ESP)

BENFICA: Artur Moraes; Maxi Pereira , Luisão, Garay e Luís Martins (Miguel Vítor 63'); Matic e Witsel, Bruno César, Aimar (Cardozo 73') e Gaitán (Nolito 82'); Rodrigo.

BASILEIA: Sommer, Steinhofer Abraham, Dragovic e Park Joo-Ho; Fabian Frei, Granit Xhaka, Huggel , Shaqiri, Chipperfield (Kusunga 89') Zoua (Pak 90+3').

Golos: 1-0 Rodrigo 4'; 1-1 Huggel 64'
Disciplina:
18'Cartão Amarelo para Park Joo-Ho, após falta sobre Bruno César.
34' Cartão amarelo a Benjamin Huggel
45'+2 Cartão Amarelo para Aimar por protesto
45'+3 Cartão Amarelo para Garay por protestos
57'Cartão Amarelo para Maxi Pereira por falta sobre Park
89' Cartão Amarelo para Miguel Vítor travar Xaquiri


0 comments: