Blog Widget by LinkWithin

2011-10-22

Benfica ganha tangencialmente em Aveiro com golo de Cardozo

Benfica logo

Beira Mar

0-1

Benfica

Com golo de Cardozo Benfica ultrapassou as dificuldades dos jogos pós-Europa

Depois do triunfo em Basileia para a Champions League o Benfica deslocou-se a Aveiro que assistiu à maior afluência de público da época com cerca de vinte mil espectadores, na maioria adeptos encarnados.

Jesus que já não podia contar com Maxi Pereira (lesionado) deixou no banco Javi Garcia (entrou Matic), Aimar e Gaitán. A equipa de Aveiro só marcou três golos até agora, aliás, todos num só jogo (frente ao Guimarães, que lhe valeram a única vitória) mas ostenta o rótulo de melhor defesa do campeonato. E, desde logo, os primeiros minutos fizeram adivinhar um desfecho escasso em golos.

O Benfica entrou com bom ritmo mas a equipa aveirense com as "linhas" próximas entre si quase sempre tinha os onze jogadores atrás da linha da bola e as dificuldades encarnadas, apesar de 2/3 do tempo na posse de bola, em penetrar na defesa local foram evidentes. Com Matic no meio-campo defensivo a não intervir na fase inicial de construção dos lances de ataque, o Benfica saía com a bola da defesa quase sempre pelas alas, até que Saviola recuou para servir de elo de ligação ao jogo ofensivo do Benfica, num meio-campo em que Witsel (mais uma vez) demonstrou ser um grande jogador.

Foi numa abertura ampla de Saviola que surgiria o único golo do jogo: a defesa aveirense estava avançada (coisa rara) e ao lançamento de Saviola para terreno livre acorreram Cardozo, um defesa aveirense (o número 4) e o guarda-redes Rui Rego. Este chegou primeiro mas o pontapé saiu mal ao guarda-redes aveirense, a bola subiu e veio para trás aproveitando Cardozo para, de cabeça, direccioná-la para a baliza.

Não podia ter sido melhor para a equipa encarnada este golo que levou as equipas para os balneários com espíritos diferentes após uma primeira parte em que escassearam as oportunidades sendo de registar para além do golo um lance concluído por Artur aos 16' com um remate ligeiramente acima da barra da baliza do outro Artur e uma incursão de Witsel pela esquerda que finalizou com um centro onde não apareceu ninguém ao segundo poste para concluir.

Na segunda parte a equipa do Benfica surgiu mais interessada em controlar o jogo do que em aumentar o score enquanto os locais conseguiram mais iniciativas atacantes beneficiando de alguns livres que, porém, foram sendo desperdiçados, manifestando a confirmação de uma equipa algo desequilibrada (uma boa defesa mas com poucas soluções ofensivas). Ainda assim aos 69' o Beira-Mar quase empatava o jogo, apesar do lance ter sido iniciado com um aveirense em posição irregular.

Na substituições no Benfica Aimar ainda se mostrou mas Gaitán entrou mal e o jogo foi decorrendo com resultado incerto até ao apito final terminando com os adeptos encarnados satisfeitos pela vitória mas com uma exibição, em particular na segunda parte, de baixo rendimento. Saliente-se a melhoria na defesa que completou o terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos.

A arbitragem comandada por Lucílio Baptista foi muito picuinhas, com a amostragem de muitos amarelos, cujo critério para ser coerente deveria ter conduzido à amostragem do segundo amarelo a Rúben Amorim aos 85'. Nos foras de jogo nem sempre os assistentes estiveram certos com um erro quase a conduzir ao empate na jogada já referida perto dos 70 minutos. Facto negativo o ter permitido que Nuno Coelho regressasse ao jogo vestindo a camisola de Balboa que havia sido substituído, não obstante o 4º. árboitro ter assistido a tusdo e sido alertado por Jesus para o facto. Enfim...

Árbitro: Lucílio Baptista

BEIRA-MAR: Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan, Hugo e Joãozinho (Turan 85'), Nuno Coelho, Nildo Petrolina, Artur, Balboa (Dudu 78'), Zhang (Serginho 60'), Douglas

BENFICA: Artur, Rúben Amorim, Luisão, Garay e Emerson; Matic, Witsel, Bruno César (Javi García 89') e Nolito (Gaitán 60'), Saviola (Aimar 60') e Cardozo.

Golos: 0-1 Cardozo 42'
Disciplina: 10' Cartão Amarelo para Bruno César (Benfica) por derrubar Nildo;
13' Cartão Amarelo para Joãozinho (Beira-Mar) após falta sobre Bruno César;
45'+1 Cartão Amarelo para Saviola (Benfica) por falta cometida sobre Zhang;
48' Cartão Amarelo para Nuno Coelho (Beira-Mar)por falta sobre Bruno César;
59' Cartão Amarelo para Matic (Benfica) por impedir ilegalmente um contra-ataque;
70' Cartão Amarelo para Yohan (Beira-Mar) por protestos;
70' Cartão amarelo para Pedro Moreira (Beira-Mar) por protestos;
71' Cartão amarelo para Rúben Amorim por falta sobre Nildo.


0 comments: