Blog Widget by LinkWithin

2011-09-02

Penalty e expulsão ajudaram Portugal a cumprir a obrigação de ganhar em Chipre

Cyprus flagChipre
0-4
Portugal


Exibição muito fraca até dez minutos do final...

Depois do escândalo do empate em Guimarães a quatro golos na primeira volta impunha-se que Portugal vencesse este jogo. O caso surpreendente (e ainda não ou mal explicado) de abandono do estágio por parte de Ricardo Carvalho dominou os antecedentes próximos do jogo. Já com o jogo a decorrer soube-se que a Noruega, a dois minutos do fim, desfizera o empate que vigorava no jogo contra a Islândia e que bom jeito daria a Portugal se se tivesse mantido até ao final.

O jogo de Chipre começou com os locais muito empertigados e Portugal a parecer surpreendido, mas foram só dez minutos. Portugal com calma a mais sabia que mais tarde ou mais cedo resolvia o jogo. Bastava exibir-se q.b. para se perceber a superioridade da equipa portuguesa apesar de jogadores do meio-campo sem ritmo (Ruben Micael) e da opção quase sempre ineficaz de Hélder Postiga.

João Pereira perdeu a primeira oportunidade de golo portuguesa ao demorar o remate quando apareceu isolado ainda que descaído na direita. O guarda-redes cipriota que esteve em bom plano defendeu e defenderia ainda por instinto uma cabeçada de Pepe que parecia com selo de golo. Cristiano Ronaldo provocado pelos gritos de Messi do público num livre atirou contra a barreira. Aos 35' o jogo resolveu-se quando João Moutinho rematou de fora da área para um desvio com o braço de Dobrašinović, jogador da casa que ainda por cima tinha sido o único amarelado do jogo até então.O árbitro italiano Gianluca Rocchi, viu bem (lance que em directo na TV passou despercebido) e assinalou o penalty mostrando o segundo amarelo ao infractor; Cristiano Ronaldo não desperdiçou.

Estava tudo encaminhado para um triunfo fácil não fosse Portugal querer complicar. E foi o que aconteceu na segunda parte... Nos primeiros minutos outra vez os cipriotas empertigados com dois arranques pelo lado direito a ameaçarem a defesa portuguesa. Mas foi por pouco tempo, Depois a equipa portuguesa instalou-se no meio-campo ofensivo mas a um ritmo muito lento. Uma jogada de Cristiano Ronaldo foi concluída de pé esquerdo para defesa de -... e aos ... Fábio Coentrão com um remate cruzado atirou ao poste. Portugal corria riscos e esticava de mais a corda ao jogar tão pouco. E foi o árbitro auxiliar, vulgo juiz de linha, que salvou Portugal do empate ao assinalar um fora de jogo inexistente a ... quando este estava completamente isolado e com todo o tempo do mundo para bater Rui Patrício.

Paulo Bento demorou demais a mexer na equipa e só já depois de Hugo Almeida em campo as coisas melhoraram para a equipa portuguesa. Uma abertura de Nani para Cristiano Ronaldo deu para este mudar de velocidade e concluir de pé esquerdo fazendo o bis. Depois deste lance foi a debacle cipriota e Portugal ainda aumentou o score com mais dois golos. O terceiro por Hugo Almeida só a encostar uma assistência perfeita de Cristiano Ronaldo - sem fazer grande exibição ainda assim o homem do jogo (dois golos e uma assistência). O quarto golo numa saída rápida da esquerda de Danny a dominar excelentemente um lançamento de João Moutinho e a partir em velocidade para a área concluindo com sucesso e agravando o resultado para um desnível que a exibição portuguesa não mereceu. A dez minutos do fim só podia catalogar a exibição de Portugal de muito fraca, especialmente na segunda parte e também com culpas para Paulo Bento que tardou em mexer na equipa.

A arbitragem teve um erro grave e com prejuízo para o Chipre: o fora de jogo inexistente a Okkas! Paradoxalmente após a marcação do penalty o árbitro deu a aparência de querer encontrar motivos para penalizar Portugal...

Portugal só depende de si e pode bastar ganhar em casa à Islândia e empatar na Dinamarca no último jogo, que certamente será decisivo, para se qualificar. Porém, na próxima semana o resultado do jogo Dinamarca-Noruega pode ser muito importante.

Jogo de qualificação para o Campeonato da Europa
Estádio GSP em Nicósia.
Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)
Chipre: Giorgallides; Poursaitides; Christou, Merkis, Avraam; Dobrasinovic, Makridis (M. Nikolaou 38') e Demetriou; Charalambides (Alexandrou 63'), Okkas e Christofia (G. Efrem 80').

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Coentrão; Moutinho, Meireles e Micael (Miguel Veloso 63'); Nani, Postiga (Hugo Almeida 76') e Ronaldo.

Golos:
0-1 Cristiano Ronaldo na conversão de um penalty 35'
0-2 Cristiano Ronaldo bisa ao rematar de pé esquerdo numa mudança de velocidade em espaço curto após passe de Nani
0-3 Golo de Hugo Almeida 84'! Cristiano Ronaldo rapidíssimo pela esquerda entrou na área e deixou para Hulgo Almeida, que só teve de encostar para o fundo das redes!
0-4 Golo de Danny 90+2'. O avançado luso recebeu a bola de forma superior e depois finalizou com classe, após mais um grande passe de Moutinho.

Disciplina:
17' Cartão amarelo para S. Dobrašinović.
34' S. Dobrašinović recebe o segundo cartão amarelo e é expulso, por desviar com o braço remate de João Moutinho.
35' Cartão amarelo para K. Makridis por protestos no lance do penalty.
37' Cartão amarelo para Ruben Micael por falta (duvidosa) cometida à entrada da área
83' Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo, por gestos para o público nos festejos do segundo golo.


0 comments: