Blog Widget by LinkWithin

2011-08-03

Benfica passa à vontade mas ainda não foi desta que ganhou na Turquia (e teve tudo para o fazer...)


Trabzonspor

1-1

Benfica



Nolito (outra vez) resolveu cedo a eliminatória

Jorge Jesus mostrou hoje uma faceta conservadora ao apresentar no onze inicial um reforço do meio-campo (Javi Garcia e Witsel a jogarem ao mesmo tempo) e prescindindo de Cardozo - que nem sequer entrou na segunda parte mesmo com os turcos já reduzidos a dez jogadores!

Afinal nem o ambiente apresentou a "hostildade" anunciada com o jogo e a disputar-se em Istambul (quase a 1000Km de distância de Trabzon) e com uma assistência muito aquém dos 50 mil anunciados.

Aos 6' Saviola rematou por cima da barra num primeiro lance de perigo enquanto os turcos aos 8' e 13' também dispuseram de dois lances mas que foram neutralizados por foras de jogo.

De um lançamento da linha lateral na ofensiva esquerda Saviola recebeu a bola completamente sozinho dentro da área e endossou para a marca de penalty com Nolito a finalizar com sucesso inaugurando o marcador e confirmando a passagem aos play-off's.

Os turcos canalizavam as suas jogadas ofensivas preferentemente pelo lado esquerdo para onde caía Paulo Henrique e Maxi Pereira (esteve discreto no jogo) tinha dificuldades. Numa dessas incursões um jogador da casa apareceu solto por trás da defesa e o cruzamento feliz para área passou sucessivamente Luisão e Emerson (com tentativas de corte a falharem por cms) para surgir Paulo Henrique a marcar ao segundo poste perante a saída de Artur.

Nem se pode dizer que o golo constituiu um estímulo para os turcos subirem de produção. Artur no jogo todo teve apenas duas intervenções de assinalkar: numa recolheiu a bola em cima da linha de golo num livre marcadfo directamente ainda que com muita gente na área a tentar chegar às bola e noutro lance de bola parada saiu a punhos rechaçando a bola.

Perto do fim da primeira parte a saída do brasileiro Paulo Henrique (entrou o também brasileiro Alanzinho) por lesão afectou ainda mais as possibilidades da equipa turca dar réplica ao Benfica na decisão da eliminatória.

Com a expulsão do polaco (outro dos bons - poucos- jogadores da equipa)
Mierzejewski para além do número de jogadores ficou mais patente a inferioridade da equipa. Depois foi o Benfica a brincar e a jogar displicentemente: sobranceria de Gaitán na finalização de vários lances e falta de ambição de Jesus em ganhar o jogo.

Vários lances de perigo criados e desperdiçados. Gaitán várias vezes a querer fazer bonitinhos, Matic que entrou a substituir Aimar fez uma jogada individual brilhante e ofereceu o golo a Witsel que atirou à barra e Jesus ao manteve Cardozo no banco parece dizer que não se importa que ele saia (os jornais falam numa troca com Hugo Almeida !? num negócio (também) turco.

Foi uma segunda parte muito descansada. Jesus de algum diuscurso "fanfarrão" em épocas passadas, aparece agora demasiasdo conservador.

Passagem aos play-off's assegurado sem qualquer tipo de dúvida mas um Benfica de Champions tem de ser muito mais objectivo. Este Benfica relativamente à época passada ganha em termos de posse de bola e alguma consistência, perde em termos de velocidade nas saídas para o ataque. Nolito voltou a evidenciar-se no um para um graças ao seu tecnicismo mas não tem a capacidade de explosão de Salvio. E se Cardozo não joga qual é o avançado do Benfica?

A arbitragem que veio da Macedónia demonstrou muita irregularidade e deixou sempre a ideia de que da sua actuação podiam advir erros graves (o que não terá sucedido, apesar de tudo).

Agora o Benfica aguarda o sorteio podendo defrontar Rubin Kazan, Udinese, Odense, Twente e FC Zurich. Por mim escolhia o Zurich (que me deixa boas recordações pois um dos jogos que vi ao vivo no antigo Estádio da Luz os suiços foram aviados por 4-0!! num jogo disputado à tarde num dia feriado) e se pudesse evitaria a todo o custo o Rubin Kazan...

Ficha do Jogo:
TRABZONSPOR: Tolga Zengin, Serkan Balci (Halil Altintop 79'), Giray Kaçar, Glowacki, Celustka, Zokora, Burak Yilmaz, Colman, Mierzejewski, Paulo Henrique (Alanzinho 44') e Pawel Brozek (Yumlu 64').

BENFICA: Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Emerson, Javi García, Witsel, Aimar (Matic 64'), Gaitán (Bruno César 87'), Nolito e Saviola (Jara 75').

Golos: 0-1 Nolito 19'; 1-1 Paulo Henrique 32'
Disciplina: 29' Cartão Amarelo para Garay (Benfica) por falta sobre Burak.
52' Cartão Amarelo para Maxi Pereira (Benfica), por demora na reposição da bola em jogo.
55' Cartão Amarelo para Aimar (Benfica), por falta sobre Alanzinho.
57'Cartão Amarelo para Colman (Trabzonspor), por falta sobre Emerson.
58' Cartão Vermelho para Mierzejewski (Trabzonspor) por cotovelada em Maxi Pereira, que fica a sangrar da cara.
67'Cartão Amarelo para Zokora (Trabzonspor), por falta sobre Gaitán.
69' Cartão Amarelo para Gaitán (Benfica), por falta sobre um adversário.



0 comments: