Blog Widget by LinkWithin

2011-08-16

Benfica empata em Enschede: grande jogo e bom resultado, mas nada está decidido

FC Twente logo

FC Twente

2-2

Benfica



Benfica virou o resultado... mas não soube segurá-lo (mais uma vez...)

Um jogo de grande categoria técnica, táctica e de futebol ofensivo. Play-off de acesso aos milhões da fase de grupos da Champions League a poder determinar o sentido da época desportiva. Por isso, um jogo demasiado importante para o nível ainda inicial de preparação das equipas...

Importa adiantar que ambas as equipas participaram na fase de grupos da Champions da época passada com os holandeses a encaixarem 13,4 milhões de euros e o Benfica 11,8 milhões (.pdf), Com a passagem ainda pela Liga Europa os holandeses acumularam mais 1,1 milhões de euros e o Benfica, com a presença na meia-final, mais 1,9 milhoes.

Logo aos 3' Gaitán em jogada individual ganha vários ressaltos e isola-se mas o remate à figura de Mihailov não ultrapassou o guarda-redes búlgaro da equipa holandesa. Aos 6' primeiro remate dos holandeses e primeiro golo. Luuk de Jong à entrada da área não foi suficientemente pressionado e foi convidado a fazer o remate que inaugurou o marcador.

Aos 13' Emerson combina com Nolito no interior da área de ataque, mas falha o remate. Aimar recupera a bola na zona do meio-campo e Cardozo avança com ela e remata colocado de pé esquerdo, fora do alcance de Mihaylov. O Benfica reequilibrava o marcador com a vantagem de j+á ter garantido marcar fora de casa.

Mas em jogo com duas equipas de grande capacidade técnica e com a baliza nos olhos os holandeses passado um minuto do empate dispôs de grande oportunidade para se recolocar em vantagem, com Artur a fazer a mancha a remate de Landzaat.

Aos 35' o Benfica dá a reviravolta no resultado com uma jogada ofensiva de grande qualidade com vários jogadores envolvidos. Jogada desenrolada pela direita, A bola passa por Cardozo, Gaitán e Wiksel isola-se com a saída do guarda-redes, tem toda a frieza do mundo para assistir Nolito do outro lado da área finalizar para a baliza deserta. O Benfica ganha avanço e ia construindo um excelente resultado. Mas esta equipa holandesa é forte e não se deu por vencida.

Até ao intervalo Artur tem de fazer duas grandes defesas. Primeiro a livre directo de Ruiz depois a remate de fora da área de Landzaat.

Na segunda parte a equipa do Twente ataca mais com a entrada logo no recomeço de Marc Janko um avançado de grande altura e poder físico.

Aos 54' o empate esteve à vista, desta vez, após um erro de Artur. Jesus via que tinha de segurar mais o meio-campo e fez entrar Rúben Amorim para a saída de Gaitán, mas Co Adriaanse respondeu com a entrada para o lado esquerdo do meio-campo de Ola John, que foi um quebra-cabeças para a defesa do Benfica.

Aimar - outra vez um grande exibição - dera o litro e saiu para a entrada de Saviola. O avançado encarnado não foi feliz pois poderia ter definido o jogo (e talvez a eliminatória) mas o remate saiu ao lado. No minuto anterior Artur fizera mais uma grande defesa a remate de Luuk de Jong.

As oportunidades sucediam-se e tanto o Twente podia empatar como o Benfica selar o carimbo de acesso caso marcasse o terceiro golo. Verdade se diga que em quantidade as jogadas dos holandeses eram em maior número.

Aos 80' avança Oli John pela esquerda e cruza longo para o segundo poste com Ruiz a empurrar Emerson e a cabecear para o fundo das redes de Artur num lance irregular que a equipa de arbitragem espanhola validou. Curiosamente com o empate a equipa do Benfica nos últimos dez minutos controlou melhor o jogo acabando ao ataque.

Jogadores do Benfica protestam a validação do golo do empate

Um jogo de nível alto em que o Benfica fez um bom resultado mas em que nada está decidido face à boa capacidade demonstrada pela equipa holandesa que na Luz pode marcar golos. Esperemos uma enchente e uma boa noite de futebol e de inspiração da equipa portuguesa em defesa dos cofres do clube e já agora do país.

O árbitro espanhol foi comedido na amostragem de cartões - só Artur viu o cartão amarelos por protestos no lance do 2-2 num jogo, aliás, bem disputado mas com poucas faltas - mas falhou na interpretação do lance do segundo golo do Twente.

Ficha do Jogo:
FC Twente Stadion, Enschede (NED)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (ESP) – Stadium: FC Twente Stadion, Enschede (NED)

TWENTE: Mihaylov, Tim Cornelisse, Douglas, Wisgerhof, Dwight Tiendalli (Buysse 75'), Landzaat (Marc Janko int.), Wout Brama, Willem Janssen, Bryan Ruiz, Luuk de Jong, Emir Bajrami (Ola John 58').

BENFICA: Artur Moraes, Maxi Pereira, Garay, Luisão, Emerson, Javi García, Witsel, Gaitán (Rúben Amorim 56'), Aimar (Saviola 64'), Nolito, Cardozo (Matic 87')

Golos: 1-0 De Jong 6'; 1-1 Cardozo 21'; 1-2 Nolito 35'; 2-2 Ruiz 80'


0 comments: