Blog Widget by LinkWithin

2011-07-27

Benfica estreia a época com triunfo saboroso na pré-eliminatória da Champions


Benfica

2-0

Trabzonspor



Nolito desfez o ferrolho e Gaitán deu uma boa vantagem


Primeiro jogo oficial da época, logo a valer milhões de euros, com a equipa ainda em formação depois de tantas contratações e mudanças de jogadores era visto com alguma precaução pelos adeptos que acorreram ao Estádio da Luz em número de 37 milhares.

O Benfica começou o jogo bastante bem a controlar as operações perante visitantes, mais do que expectantes, com dificuldades de marcação e com a capacidade técnica dos jogadores encarnados a definirem bons lances especialmente pelo lado esquerdo. Num remate de longe a aproveitar uma saída do guarda-redes Gaitán (3') esteve quase a meter a bola na baliza (saiu ligeiramente por cima), num outro lance o cruzamento da esquerda de Gaitán encontrou um defesa turco com dois avançados benfiquistas ao pé...

Com a passagem do tempo os turcos acertaram melhor e o Benfica foi descendo de produção, sem desequilíbrios produzidos pela incorporação dos laterais (que se preocupavam mais em não falhar defensivamente) e Aimar muito marcado por Zokora (viu amarelo) os adeptos encarnados durante o intervalo não podiam deixar de estar algo apreensivos apesar das estatísticas altamente favoráveis aos encarnado: sete pontapés de canto contra zero, onze faltas (e dois cartões amarelos) para os turcos contra quatro (um cartão) para os benfiquistas.

O árbitro não marcara um penalty sobre Cardozo (em abono da verdade daqueles que os árbitros umas vezes marcam e outras vezes não - uma disputa de corpo num lance aéreo com o avançado benfiquista a ser agarrado pelo tronco e ainda por cima com o defesa a saltar por cima dele mas também o assistente assinalou um fora de jogo a Mi
erzejwski (26') num lance em que a bola acabou dentro da baliza encarnada e que me pareceu inexistente (avançado em linha).

O início da segunda parte mostrou o Benfica ainda no plano inclinado descendente mas um lance por volta dos sessenta minutos em que Aimar apareceu à entrada da área em boa posição para fazer golo mas a rematar por cima deu o lamiré para a subida da equipa portuguesa. A entrada de Nolito também coincidiu com esta subida de produção. Num lance de recuperação de Aimar, Saviola à entrada da área atirou ao poste. O jogo apareceu mais dividido mas com mais espaço para jogar e assim a possibilitar jogadas ofensivas com os turcos também a não deixar descansada a defesa encarnada, Artur (que esteve muito bem, salvando até o 2-1 perto do fim do jogo) incluído.

Já com Maxi Pereira em jogo (em detrimento de Ruben Amorim extenuado) e Akgun em vez dee Alanzinho no Trabzonspor o Benfica inaugurou o marcador por Nolito que se internou na área pela meia-esquerda após recuperação de bola de Aimar na zona ofensiva, com o espanhol a rematar com a bola no ar, cruzado, e o guarda-redes turco ainda a tocar com uma mão mas insuficientemente para desviar a bola do caminho da baliza.

Mesmo com o goplo Jesus não recuou na intenção da terceira substituição já planeada antes do golo - saída de Aimar e entrada de Witsel - e o novo reforço belga do Benfica entrou bastante bem no jogo fazendo passes sem precipitação e permitindo bom controlo de bola.

O árbitro é que manteve uma actuação desastrada. Já por duas vezes perdoara o segundo cartão amarelo a Girai Kacar e não assinalou um penalty clamoroso com um corte na área com o braço totalmente esticado evitando que a bola fosse para o isolado Nolito (lance ocorrido dois minutos após o 1-0 e que poderia ter deitado abaixo psicologicamente os turcos em caso de conversão..

Porém, já com o relógio a ameaçar o minuto 90, mais rigorosamente ao minuto 88, após entrada de Witsel pela aresta da grande área do lado direito ofensivo do Benfica a bola sobrou para Gaitán que fez um remate espectacular ao ângulo da baliza de Tolga que destas vez nem com asas poderia lá chegar.

Festejos do segundo golo do Benfica marcado por Gaitán

Concretizava-se um resultado desejado para o Benfica que ainda foi ameaçado perto do final numa jogada desfeita para canto por Artur e depois com uma defesa deste junto a um dos postes após um remate perigoso à queima-roupa.

Consideramos Gaitán the man of the match.

Um bom resultado - dos quinze jogos disputados 2-0 em casa foi o melhor resultado conseguido pelas equipas que jogaram em casa apenas igualado pelo Twente que venceu o Vaslui da Roménia pelo mesmo resultado - que aumenta as probabilidades vitoriosas do Benfica nesta pré-eliminatória mas que ainda não é decisivo porque a equipa turca demonstrou ter bons jogadores: o número 10 Mierzewski a meio campo é muito bom jogador e Paulo Henrique é um avançado muito perigoso.

Estádio da Luz: 37.341
Árbitro: Stephan Studer (SUI)
BENFICA: Artur Moraes, Emerson, Garay, Luisão, Enzo Peréz (Nolito 54'), Gaitán, Aimar (Witsel 74'), Javi García, Rúben Amorim (Maxi Pereira 64'), Saviola, Cardozo.

TRABZONSPOR: Tolga, Glowacki, Serkan Balci, Baytar, Giray Kacar, Alanzinho (Akgun 69'), Mierzejwski (Brozek 85'), Burak Yilmaz, Colman, Zokora, Paulo Henrique.

Golos: 1-0 Nolito 71'; 2-0 Gaitán 88'
Disciplina: 22' Cartão Amarelo para Giray Kacar (Trabzonspor), após falta sobre Gaitán.
41' Cartão Amarelo para Zokora (Trabzonspor), após falta sobre Aimar.
43 'Cartão Amarelo para Rúben Amorim (Benfica), por ter lançado para longe a bola.
56' Cartão Amarelo para Javi García (Benfica) por travar uma jogada de contra-ataque.
74' Cartão Amarelo para Nolito (Benfica) por protestos relativamente ao lance do penalty não assinalado


0 comments: