Blog Widget by LinkWithin

2011-05-26

O número de títulos do FCP e do Benfica ...

A discussão sobre essa história do número de títulos atingiu o rídiculo!


O curioso é que nos oitenta anos anteriores em conjunto (seja a "contabilidade" feita em que normativo for - POC, SNC, IAS, "criativa", "à merceeiro", etc.) nunca se falara tanto em número de títulos, como nos últimos dias. Tudo porque, agora, o Porto passou a liderar essa contagem. Sim porque chamar estatística a esse exercício seria um insulto à inteligência.


A estatística é «uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A Estatística possui dois grandes ramos: I – Estatística Descritiva: compreende a colecção, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa. II – Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.»


A estatística é importante! O que está em causa não é estatística é uma mera contagem em que se somam (o que não se pode e, muito menos, se deve fazer) alhos com bugalhos e se apresenta uma soma do que é originalmente diferente.

Ao que parece esta discussão do número de títulos já terá chegado à FIFA (não é difícil adivinhar por mão - ou será por luvas? - de quem...) ao ponto dos orgãos de comunicação social anunciarem ontem, em grandes parangonas, que esta organização confirma que o Porto é o clube português com mais títulos oficiais, porque não se reconhece a famigerada Taça Latina como sendo uma prova oficial. Neste caso o número correcto é de 69 títulos para o Porto e 68 para o Benfica.

O que essa contagem não diz é que o título de Campeão Nacional de Futebol foi atribuído ao Benfica 32 vezes e ao Porto apenas 25. Que, não obstante o Benfica ter ganho mais campeonatos, ainda ficou em segundo lugar em maior número de vezes ( 25 ) do que o Porto, que tendo sido menos vezes campeão (e por isso tinha mais possibilidades de ficar mais vezes em segundo) foi ainda assim menos vezes segundo classificado (apenas 23) do que o Benfica. Que o Benfica nunca se classificou abaixo do quarto lugar enquanto o Porto já foi nono (num ano em que o campeonato tinha 14 clubes!). O que essa "estatística" quer esconder é que na segunda prova mais importante do país – a Taça de Portugal – o Benfica foi vencedor por 24 vezes (das quais oito vencendo o próprio Porto na final, uma das vezes no próprio Estádio das Antas, onde as nossas iluminadas "cabeças" decisórias marcaram o jogo da final) e o Porto apenas 16 (já contabilizando a do ano 2011), tendo vencido por uma só vez o Benfica na final – época de 1957-1958! Ou seja quanto às provas nacionais mais importantes estamos conversados...

O único motivo diferenciador favorável ao Porto (o que já não é pouco, convenhamos) parece ser o caso das duas Taças Uefa + Liga Europa que possui enquanto o Benfica não dispõe de nenhuma (tendo estado presente numa final perdida), já que na Liga dos Campeões (assimilando-a à Taça dos Campeões Europeus) o Porto tem o mesmo número de títulos do Benfica – dois – sendo que aqui, o Benfica junta mais seis presenças na final contra nenhuma mais do Porto! e as duas vitórias subsequentes na Taça Intercontinental deste último clube foram em circunstâncias demasiado estranhas e peculiares:
Uma na prática de um desporto inédito praticado em neve e gelo a que só eufemisticamente se pode chamar futebol (a Taça Toyota: como é que uma situação destas pode ser considerada oficial?) e noutra contra um adversário que fora oitavo classificada num campeonato sul-americano de segunda escolha…

Querer assimilar títulos de um só jogo com vitórias conquistadas em provas compostas de 26, 28 ou 30 jogos… é como tratar identicamente um Nobel da Literatura com a selecção de uma quadra para o concurso de quadras do São João promovido pelo JN (sem desprimor para estes…).

Vivó o Benfica!


0 comments: